O Instituto Português da Qualidade, no âmbito da celebração da Semana Mundial da Qualidade, prossegue com a divulgação de uma série de testemunhos de convidados, incluindo líderes e especialistas que têm desempenhado um papel ativo na promoção e implementação de práticas de qualidade.

O segundo testemunho é apresentado por Maria Manuel Leitão Marques, Deputada ao Parlamento Europeu e que complementa a discussão sobre a importância da qualidade para a competitividade.

Qualidade: precisamos mesmo dela! 

Melhorar a competitividade é um grande desafio para a economia europeia. E a qualidade é uma condição sine qua non dessa competitividade. 

Produzir com qualidade significa observar procedimentos ao longo do processo produtivo, e cuidar que isso acontece em toda a cadeia de produção. E significa, por estranho que pareça, estimular os consumidores a serem mais exigentes e intolerantes com a falta dela. 

Uma cultura de rigor em todos os momentos do processo produtivo, nas tarefas principais e nas auxiliares, ajuda a que não haja desperdício e repetições desnecessárias. Quanto mais claros e simples forem os procedimentos, mais facilmente essa cultura se desenvolverá. E quanto mais usarmos as tecnologias digitais para ajudar as empresas, das pequenas às grandes, a interiorizarem essas regras na sua atividade, de forma cada vez mais natural e não como um constrangimento – com guias inteligentes, alertas, simuladores, realidade virtual -, mais facilmente contribuiremos para que este ecossistema de qualidade atinja os seus objetivos à maneira do século XXI. 

Parabéns ao IPQ pelo que tem feito para modernizar o sistema de qualidade em Portugal. Todos beneficiamos desse esfoço que, além de tudo o resto, evita aquela frase indesejável: isto não tem qualidade!  

Junte-se a nós nesta Semana Mundial da Qualidade. Fique atento aos próximos testemunhos e partilhe connosco o seu compromisso com a Qualidade.