No Instituto Português da Qualidade, valorizamos a importância da Qualidade e reconhecemos seu papel como fator chave para despertar potencial competitivo de organizações, empresas e pessoas. À medida que nos aproximamos do Dia Mundial da Qualidade, celebrado este ano a 9 de novembro, estamos entusiasmados em destacar uma iniciativa especial: “5 dias, 11 Testemunhos sobre Qualidade”. Durante esta semana, vamos partilhar depoimentos inspiradores de figuras notáveis que entendem o verdadeiro significado e impacto da Qualidade nas suas áreas de atuação.

O primeiro testemunho, que inaugura esta série de onze, é apresentado por Pedro Cilínio, Secretário de Estado da Economia e que nos levará a uma jornada de reflexão sobre a Qualidade e seu potencial competitivo.

Qualidade: Concretizar o seu Potencial Competitivo 

O Dia Mundial da Qualidade, que se celebra anualmente na segunda quinta-feira do mês de novembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1990 com o objetivo de destacar a importância das questões da Gestão da Qualidade e o seu impacto positivo na competitividade das organizações e no desenvolvimento sustentável.  Em Portugal, celebram-se este ano os 40 anos da criação do Sistema Português da Qualidade (SPQ). Foi em 1983 que foi aprovado o primeiro quadro legal do Sistema Nacional de Gestão da Qualidade (SNGQ), cujo principal objetivo era “a garantia e o desenvolvimento da qualidade de produtos e serviços, mediante a gestão concertada de três subsistemas nacionais da Metrologia, da Normalização e da Qualificação”.  Em 1986, “consciente da necessidade de conferir maior capacidade executiva”, o Governo decidiu reorganizar a estrutura base do SNGQ, criando o Instituto Português da Qualidade.   Volvidos estes anos, podemos dizer que o IPQ tem desempenhado um papel fundamental na promoção da qualidade em Portugal, atuando como um organismo central na definição de políticas, coordenação de atividades e na garantia da competência técnica e imparcialidade dos serviços relacionados à qualidade, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento sustentado do País.  Atualmente, o nosso sistema de qualidade baseia-se em normas internacionais de qualidade, abrange diversos setores de atividade, e incentiva as empresas a implementarem sistemas de gestão da qualidade de acordo com essas normas, promovendo a confiança dos agentes económicos e a competitividade das empresas. E por isso há que promover continuamente as metodologias da Qualidade junto dos agentes económicos, das instituições de ensino e formação, da Administração Pública e da sociedade em geral, atuando em três vertentes: pessoas; processos organizacionais e tecnologia.   Efetivamente importa capacitar as pessoas para que tenham um maior conhecimento e sensibilidade para a presença e benefícios da Qualidade nas suas vidas.  Por outro lado, promover a qualidade é também fomentar a implementação de metodologias e processos fidedignos, eficientes e eficazes, procurando, por exemplo, otimizar recursos, eliminar ineficiências, reduzir tempos, entre outros potenciais benefícios. A partilha e promoção de boas práticas, a monitorização de indicadores e a criação de estruturas organizacionais, que acompanhem as tendências e exigências da sociedade, são fundamentais neste processo.  Por fim, a tecnologia, com destaque as tecnologias digitais, veio trazer novas formas de interação nas relações entre os agentes económicos, permitindo desenvolver novos produtos, processos e sistemas em ambiente de “big data”, com crescente automação, gestão preditiva e antecipativa das questões da qualidade em tempo real, eliminando ineficiências e redundâncias.   

A globalização dos mercados, a emergência das novas tecnologias e os desafios da transição verde e digital representam uma maior exigência na compatibilidade das melhores práticas das empresas e organizações, e os seus impactos ao nível dos processos, produtos e serviços atribuem às questões da Qualidade um papel cada vez mais crucial na economia e na sociedade. 

Junte-se a nós nesta Semana Mundial da Qualidade. Fique atento aos próximos testemunhos e partilhe connosco o seu compromisso com a Qualidade.