Nos dias 3 e 4 de dezembro, o Instituto Português da Qualidade (IPQ) acolheu a reunião de acompanhamento intercalar do projeto EURAMET 22HLT01 QUMPHY, tendo contado com a presença de 19 participantes.

QUMPHY

O projeto QUMPHY – Uncertainty Quantification for Machine Learning Models applied to Photoplethysmography Signals tem como principal objetivo o desenvolvimento de métodos para quantificar incertezas associadas a algoritmos de Machine Learning aplicados na área da Saúde, em particular à análise e ao processamento de sinais PPG (photoplethysmography).

A fotopletismografia é uma técnica analítica ótica assente em medições de absorção de luz à superfície da pele, com o propósito de detetar variações de volume na circulação sanguínea. Os sinais PPG são usados rotineiramente para determinar o ritmo cardíaco e o nível de saturação do sangue em oxigénio, e contêm informação cardiovascular e dos sistemas respiratório e nervoso autónomo. Exemplos de equipamentos utilizados na medição destes sinais, de forma não invasiva e pouco onerosa, são os oxímetros de pulso, as pulseiras e os relógios de fitness, e alguns equipamentos médicos.

Este projeto tem a duração de 3 anos e encontra-se a decorrer desde setembro de 2023. O IPQ, por meio do Laboratório Nacional de Metrologia, integra o consórcio do projeto, juntamente com outros 5 Laboratórios Nacionais de Metrologia e 5 universidades.

2024-12-10