Foi publicado na pagina da EURAMET – The European Association of National Metrology Institutes o relatório do projeto 1588 Explaining the process of revision of volume standards ISO 8655 and ISO 4787 .
Este projeto foi coordenado pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) com a colaboração dos membros do subgrupo do volume do EURAMET TC Flow e do ISO TC 48/WG4 – “Liquid Handling Devices – Manual and Semi-Automatic” no âmbito da revisão da série de normas ISO 8655:2022 – “Piston operated apparatus” e respetivo ISO/TR 20461 – “Determination of uncertainty for volume measurements of a piston-operated volumetric apparatus using a gravimetric method” e do ISO TC 48/WG7 – “Volumetric apparatus made of glass and plastic” no âmbito da revisão da norma ISO 4787:2021 – “Laboratory glass and plastic ware — Volumetric instruments — Methods for testing of capacity and for use”.
A informação contida neste relatório de extrema importância para os laboratórios acreditados que utilizam estas normas e que pretendam fazer uma atualização normativa nas suas atividades.
O IPQ tem tido um papel extremamente ativo na revisão das normas internacionais de volume tendo coordenado a revisão da: ISO 8655:2022 parte 1, 6 e 9, da norma ISO 4787:2021 e do ISO/TR20481. Estas revisões tiveram como objetivo melhorar o conteúdo metrológico dos documentos, melhorar os procedimentos de ensaios e os requisitos dos equipamentos utilizados, assim como a inclusão da determinação do cálculo de incerteza e o uso de termos descritos no Vocabulário Internacional de Metrologia.
Estes documentos são de grande relevância metrológica para centenas de laboratórios no mundo inteiro que trabalham na área da calibração de instrumentos de medição de volume, tendo o IPQ demostrado a sua competência e reconhecimento internacional nesta área.
Consulte o relatório.