Foi publicada pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ), no passado dia 16 de setembro de 2024, a NP ISO 690:2024 «Informação e documentação – Diretrizes para a redação de referências bibliográficas e citações de recursos de informação».
Esta Norma Portuguesa é a tradução da 4.ª edição da ISO 690:2021 «Information and documentation – Guidelines for bibliographic references and citations to information resources».
A Comissão Técnica responsável pela elaboração desta versão portuguesa foi a CT 7 «Informação e Documentação», cuja coordenação é assegurada pelo Organismo de Normalização Setorial, Biblioteca Nacional de Portugal (ONS/BNP).
A NP ISO 690:2024 substitui as seguintes Normas Portuguesas, que se encontravam tecnicamente ultrapassadas, em consequência dos desenvolvimentos a nível internacional, e que já tinham sido anuladas em novembro de 2023, no âmbito da avaliação periódica de documentos normativos, estipulada pelas Regras e Procedimentos para a Normalização Portuguesa:
- NP 405-1:1994 «Informação e documentação – Referências bibliográficas: documentos impressos»;
- NP 405-2:1998 «Informação e documentação – Referências bibliográficas. Parte 2: Materiais não livro»;
- NP 405-3:2000 «Informação e documentação – Referências bibliográficas. Parte 3: Documentos não publicados»;
- NP 405-4:2002 «Informação e documentação – Referências bibliográficas. Parte 4: Documentos eletrónicos».
A NP ISO 690:2024 descreve um conjunto de princípios e de diretrizes práticas para a criação de referências e requisitos para a citação de recursos de informação.
Fornece indicações para a elaboração de citações e referências bibliográficas, estabelece a ordem dos elementos na elaboração dessas referências, bem como as regras para a transcrição e apresentação da informação proveniente de diferentes fontes de informação.
Aplica-se a referências bibliográficas e citações para todos os tipos de recursos de informação, incluindo, mas não se limitando, a monografias, publicações em série, contribuições em monografias e publicações em série, patentes, materiais cartográficos, obras de arte, atuações e recursos eletrónicos diversos, tais como conjuntos de dados de investigação, bases de dados, programas e aplicações, arquivos Web, redes sociais, música, registos sonoros, gravuras, fotografias, materiais gráficos e audiovisuais, fontes de arquivo e imagens em movimento.
As citações permitem a identificação e a localização dos recursos de informação, pelo que esta Norma é um importante instrumento na transmissão e retenção do conhecimento, tanto para as comunidades biblioteconómica e académica, como para todos os profissionais da informação e os cidadãos em geral – “um processo que constitui a base para o avanço da cultura e da ciência na civilização humana.”
2024.11.09