O Instituto Português da Qualidade (IPQ), no âmbito da celebração da Semana Mundial da Qualidade – “5 dias,11 Testemunhos” –  apresenta o oitavo testemunho de Miguel Cruz, Presidente do Conselho de Administração Executivo das Infraestruturas de Portugal, S.A., que nos vem falar sobre os 40 anos de Qualidade em Portugal e da importância do Sistema Português de Qualidade (SPQ) para a empresa gestora de infraestruturas, ferroviárias, rodoviárias e de telecomunicações: a Infraestruturas de Portugal. 

É para mim extraordinário constatar que este ano celebramos 40 anos do Sistema Português de Qualidade (SPQ): para além dos merecidos parabéns, é-me quase impossível imaginar uma discussão sobre “a realização do potencial competitivo” sem SPQ! Logo, importa começar por desejar um futuro profícuo com um sistema dinâmico e adaptável a um contexto em permanente mudança. 

Pessoalmente, tenho tido a oportunidade de constatar o impacto do SPQ e, desde logo, do papel do IPQ, em diferentes desafios profissionais que abracei, o que demonstra o que é essencial: a qualidade, a sua gestão, tornou-se referencial para um vastíssimo conjunto de atividades, setores e empresas. 

Não podendo deixar de referir a relevância competitiva do sistema da qualidade para as nossas PME e para a dinamização de um tecido empresarial competitivo no contexto global, neste breve testemunho terei de me concentrar na importância do sistema para uma empresa gestora de infraestruturas, ferroviárias, rodoviárias e de telecomunicações: a Infraestruturas de Portugal. 

A gestão das Infraestruturas de transporte é, desde há muito tempo, marcada por níveis de exigência elevados em matéria de qualidade, por um esforço notável de sistematização, comparabilidade, aplicação de boas práticas e transparência que permita a avaliação, medição e feed-back 

À medida que caminhamos no sentido de estradas, linhas ferroviárias, pontes e túneis, estações e interfaces com elevado nível de sensorização, multifuncionais, conectadas com os seus utilizadores e com sistemas de gestão centralizado, mais robustas e resilientes a condições climatéricas adversas, mais seguros e eficientes, cada vez mais a Qualidade, a Segurança e a Sustentabilidade constituem valores fundamentais a assegurar em qualquer cenário de evolução futura. 

Não nos enganemos, um sistema nacional da qualidade dinâmico é elemento-chave para a gestão empresarial competitiva e virada para a entrega de valor ao cliente, e é, também, necessariamente, elemento essencial para o desenvolvimento de uma política de segurança, e para o desenvolvimento de ações e políticas eficientes em matéria de sustentabilidade, no desenvolvimento de estratégias ESG. 

O funcionamento em rede desenvolvido pelo IPQ e a dinamização do sistema nacional da qualidade permitem colocar a QUALIDADE no centro da cultura empresarial, o que é essencial para o dinamismo de uma economia. Por isso nos orgulhamos de poder dizer que a Qualidade é intrínseca a tudo o que se faz na Infraestruturas de Portugal e constitui a base motivacional do seu Sistema de Gestão Empresarial, que assenta no ciclo de melhoria contínua (Plan, Do, Check, Act), suportando a capacidade em garantir e demostrar o cumprimento dos requisitos dos processos, dos produtos e serviços disponibilizados à comunidade, assim como a sua evolução permanente. 

Constituem exemplos evidentes, e linhas óbvias de articulação com uma entidade como o IPQ: 

  1. as prestações de serviços operacionais (conservação/manutenção), nas quais a equipa da Qualidade Operacional, assegura a aplicação dos princípios e requisitos da Gestão da Qualidade, intervindo nas várias fases dos processos, desde a contratação até à fase final da execução dos contratos;  
  1. o controlo de equipamentos e materiais, nalguns casos através de laboratórios de ensaios, requisito essencial para garantir a Qualidade do serviço final. 

Por isso, naturalmente, a IP e as suas empresas participadas têm diversos níveis de certificação, seja o Sistema de Gestão Empresarial/Qualidade (ISO 9001), seja o Sistema de Gestão de Ativos (ISO 55001), seja o Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001), seja o Sistema de Gestão de Segurança de Informação (ISO 27001).  

A generalização, ao nível da gestão, da constatação de que a obtenção de uma certificação não constitui um sucesso, mas um desafio constante e evolutivo às equipas e às organizações, representa, na minha opinião, o melhor testemunho da importância do SPQ nos últimos 40 anos, e da sua relevância para o desenvolvimento do potencial competitivo empresarial no futuro.

Junte-se a nós nesta Semana Mundial da Qualidade. Fique atento aos próximos testemunhos e partilhe connosco o seu compromisso com a Qualidade.