O Instituto Português da Qualidade (IPQ), no âmbito da celebração da Semana Mundial da Qualidade – “5 dias,11 Testemunhos” –  tem o privilégio de  apresentar o nono testemunho de Miguel Ávila, Vice Presidente da Global Quality, Regulatory, Medical, and Clinical Affairs | Cordis, o qual sublinha que a Qualidade é uma mais-valia para uma empresa ou instituição.

“QUALIDADE, UMA MAIS-VALIA” 

Enquanto aluno numa faculdade dos EUA, fui convidado por um então deputado português ao Parlamento Europeu para visitar Estrasburgo. Esse mesmo político – que tinha vivido alguns anos nos EUA – falou-nos da importância da qualidade (em detrimento da quantidade) especialmente para um país pequeno e periférico como Portugal em áreas tão distintas como a alta tecnologia, o turismo e a agricultura. Nunca mais me esqueci dessa sua frase e visão. 

Passados alguns anos e quase por circunstâncias da vida, comecei a trabalhar e eventualmente a ter responsabilidades profissionais na área da qualidade numa multinacional de dispositivos médicos. Percebi logo que a qualidade não só fazia a diferença, mas também salvava vidas. 

Com a evolução dos sistemas da qualidade, vejo que a partilha de boas práticas, normas e metodologias entre países e até mesmo entre empresas e indústrias diferentes só vem beneficiar o/a consumidor/a, utilizador/a ou paciente. Não nos esqueçamos que foi devido a vários problemas na qualidade de certos produtos que forçou a implementação do novo Regulamento dos Dispositivos Médicos na UE. 

As minhas três décadas de experiência na área da qualidade dão-me a entender que os níveis de qualidade nos produtos e nos serviços criam um enorme potencial competitivo ajudando mesmo a demarcar as marcas. E uma marca de qualidade não é apenas um produto, um serviço ou uma empresa. Pode ser muito mais que isso. Essa marca de qualidade pode ser uma indústria, uma região ou mesmo um país.  

A falta de qualidade por vezes pode ser vista como uma vantagem quando combinada com preços muito baixos nos produtos e serviços. E há sempre uma limitação do nível de qualidade no que é aceitável pelo/a consumidor/a. 

A qualidade de um produto ou serviço especialmente quando acompanhada de preços competitivos torna-se numa mais-valia para uma empresa ou instituição.  

Um bom Dia Mundial da Qualidade e muitos parabéns pelos 40 anos do Sistema Português da Qualidade! 

Junte-se a nós nesta Semana Mundial da Qualidade. Fique atento aos próximos testemunhos e partilhe connosco o seu compromisso com a Qualidade.