ESPAÇO DE ENTRADA

Ao entrar no Museu deparamo-nos num espaço retangular, com um vão, igualmente retangular, ao centro, do qual emerge a balança da Casa da Índia, presa ao teto e assente no piso inferior. 

À volta da balança são atualmente visíveis, de um lado, sete vitrines que nos mostram diversas peças e instrumentos, agrupados numa lógica que se fundamenta na grandeza a que respeitam (volumes de sólidos, de líquidos, comprimento ou massa) ou em atividades relacionadas com a atividade metrológica, como a profissão de aferidor.  

No lado oposto, algumas vitrines mostram-nos peças, tipicamente mais recentes, relacionadas com outras grandezas (eletricidade, intensidade luminosa), alguns instrumentos típicos do séc. XX associados ao controlo metrológico (contadores, taxímetros) ou outras peças de interesse histórico (comparador de metro em ínvar).  

Neste espaço, junto às janelas, encontramos também alguns instrumentos de particular interesse, como a balança da Fábrica de Pólvora de Barcarena, o contadorpadrão de gás de meados do séc. XX ou um exemplar de balança com uma decoração particularmente interessante de que conhecemos diversos exemplares iguais, que sabemos terem sido utilizados em alguns pontos do país, em contextos diversos, como talhos e feiras. 

Este espaço permite o acesso à Exposição Permanente, em sala contígua, através de duas passagens, que funcionam, uma como entrada e a outra como saída dessa exposição, que se organiza de forma a mostrar a evolução da metrologia em Portugal. 

As peças apresentadas nestes dois espaços fizeram parte de uma exposição única que esteve patente até 2016, num outro espaço, normalmente fechado, o qual só era visitável após solicitação prévia. 

Contudo, em 12 de julho de 2016, no contexto da celebração do 30.º aniversário do IPQ, foi possível inaugurar estas novas instalações do Museu, bastante mais amplas, com duas grandes salas, o que permitiu colocar em espaços diferentes as peças que se poderiam incluir numa Exposição Permanente, das que vemos neste espaço de entrada, que pode ser utilizado para exposições temporárias.