MUSEU DE METROLOGIA
O Instituto Português da Qualidade, enquanto Instituição Nacional de Metrologia, herdou um vasto espólio patrimonial de pesos e medidas, provenientes de todo o país, o qual está a cargo do Museu de Metrologia. De acordo com a sua Lei Orgânica, compete ao IPQ, através do Museu, “promover a recolha, preservação, estudo e divulgação deste património”.
O Museu desenvolve a sua atividade neste enquadramento e pretende ser uma referência nacional na divulgação do património metrológico com interesse histórico e da História da Metrologia em Portugal.
Merecem destaque as coleções de padrões nacionais das várias unidades de medida, utilizadas em diferentes épocas históricas, que permitem classificar a metrologia nacional em três períodos fundamentais, anteriores ao Sistema Internacional de Unidades (SI):
- A Idade Média, caracterizada pela diversidade de padrões e respetivos valores;
- A Formação do Estado Moderno, com início na Reforma Manuelina: tentativa de criação de um sistema uniforme;
- O Sistema Métrico Decimal, divulgado e promovido a partir de meados do séc. XIX.
Algumas das peças mais relevantes do espólio metrológico do Museu podem ser vistas no Espaço reservado ao Museu nas instalações do IPQ, nomeadamente no Espaço de Entrada e na Exposição Permanente, assim como em outros locais do IPQ.
Informação relevante
O Museu de Metrologia está aberto a visitas de pessoas ou grupos de pessoas, podendo ser efetuadas visitas guiadas, as quais devem ser solicitadas atempadamente, através do serviço: Questionar, indicando o número de pessoas, idades e a data/hora pretendida.
Presentemente, as visitas guiadas decorrem entre terça e quinta-feira no seguinte horário: 9:30 – 12:00 e 14:30- 16:30.
No caso de crianças do 1.º ciclo de Ensino Básico, poderemos receber, em cada visita, uma turma.
Em cada dia apenas se pode realizar uma visita guiada.
Os visitantes deverão cumprir todas as indicações dos colaboradores do IPQ, sendo recomendado que mantenham o distanciamento físico adequado e a correta higienização das mãos.
Não é permitida a circulação fora da área reservada ao Museu.
A utilização das instalações sanitárias deverá ser feita de forma individual, exceto no caso de crianças menores, que poderão ser acompanhadas por um adulto.