MATERIAIS DE REFERÊNCIA CERTIFICADOS

O Material de Referência Certificado (CRM) é, de acordo com a 1a edição luso-brasileira do VIM (JCGM 200:2012), um material de referência acompanhado duma documentação emitida por uma entidade reconhecida, a qual fornece um ou mais valores de propriedades especificadas com as incertezas e as rastreabilidades associadas, utilizando procedimentos válidos.

Os MRC têm vindo a desempenhar um papel cada vez mais importante nas atividades de medição e na acreditação de entidades/laboratórios, com especial incidência na área dos ensaios químicos, biológicos, clínicos, forenses e propriedades físicas. Os resultados destas medições têm uma influência cada vez maior no que respeita às decisões a serem tomadas na economia, no comércio, na ciência, nos cuidados médicos, etc.

Os MRC são um importante meio de disseminação das unidades de grandezas do SI pois possibilitam a transferência do valor de uma grandeza medida entre locais distintos. São também um suporte na credibilidade e confiança duma medição/laboratório. Os MRC são utilizados em todas as etapas do processo de medição e são os principais meios de alcançar a rastreabilidade dos resultados dos laboratórios analíticos, nomeadamente no âmbito da calibração de equipamentos, validação de métodos e controlo da qualidade de medições. São também utilizados em comparações interlaboratoriais para avaliar a aptidão laboratorial.

Os MRC são produzidos de acordo com a norma NP EN ISO 17034 – ”Requisitos gerais para a produção de materiais de referência”. A demonstração da competência científica e técnica dos produtores de materiais de referência (PMR) é um requisito básico para garantir a qualidade dos MR. A procura de novos MR de maior qualidade está a aumentar como consequência, tanto da melhoria da precisão do equipamento de medição, como da exigência de dados mais exatos e precisos nas disciplinas científicas e tecnológicas. Para os PMR é não só necessário fornecerem informações sobre os seus materiais na forma de documentos dos MR, mas também demonstrar a sua competência na produção de MR com qualidade adequada.

O Laboratório Nacional de Metrologia (LNM) do IPQ é laboratório primário em Portugal, e como PMR é responsável pela produção, desenvolvimento e manutenção dos materiais de referência certificados, assim como a disseminação da cadeia de rastreabilidade em território nacional. A produção destes materiais de referência é realizada ao mais alto nível metrológico, de acordo com a norma NP EN ISO 17034:2020, usando métodos analíticos baseados em normas internacionais.

Contacto para mais informações: João A. Sousa