TEMPO E FREQUÊNCIA 

SI Const s_delta nuO Laboratório de Tempo e Frequência tem por missão realizar a escala de tempo de referência em Portugal, denominada por Tempo Universal Coordenado, UTC (IPQ), e a materialização e disseminação da unidade do Tempo, o segundo, bem como o desenvolvimento e a implementação de novos métodos e capacidades de medição.

No âmbito da sua atividade tem por objetivo:

  • Garantir a rastreabilidade das unidades que lhe estão atribuídas, possibilitando a sua disseminação a nível nacional;
  • Participar ou coordenar projetos de I&D e comparações interlaboratoriais;
  • Apoiar a metrologia legal.

As áreas de atividade do laboratório são: 

    • Metrologia Cinética – calibração em velocidade de recetores GPS; 
    • Tempo: 
      • Disseminação do segundo; 
      • Calibração de osciladores referenciados a GNSS.
    • Frequência – calibração de frequencímetros. 

Em adiantada fase de obtenção do reconhecimento internacional: 

    • Intervalos de tempo. 

O segundo, símbolo s, é a unidade de Tempo do SI.

Define-se tomando o valor numérico fixado da frequência do césio, ΔvCs, a frequência da transição hiperfina do estado fundamental do átomo de césio 133 não perturbado, igual a 9 192 631 770, quando expressa em Hz, unidade igual a s-1.

Unidades Derivadas

Fequência | hertz (Hz) |  s-1

A escala internacional de referência é a escala temporal UTC, mantida pelo BIPM (Bureau International des Poids et Mesures). 

A escala temporal TAI é estabelecida pelo BIPM com base nos dados dos osciladores atómicos das diversas instituições que têm como finalidade a realização do padrão primário de tempo. Os dados de cada um desses osciladores são submetidos ao BIPM através de observações, em modo vista comum, dos satélites do GNSS (Global Navigation Satellite System). Os resultados destas contribuições são publicados mensalmente na “Circular T” do BIPM. 

O BIPM é responsável pela manutenção da escala de tempo UTC e por garantir a rastreabilidade ao segundo (SI) das escalas temporais locais UTC(IPQ), através da comparação chave CCTF-K001.UTC. 

A definição do UTC é estabelecida através da cooperação entre BIPM e a União Internacional de Telecomunicações (ITU). O UTC é mantido em sincronia com o tempo de rotação da Terra, tendo em conta os valores fornecidos pelo International Earth Rotation Service (IERS), o qual estabelece as datas para a introdução dos segundos intercalares, assim como informação relevante para o cálculo do UTC. A escala UTC tem uma taxa de variação exatamente igual à do TAI, mas difere deste de um número inteiro de segundos.

Documento externo: 

Mise en pratique for the definition of the second in the SI 

Consulte aqui os serviços de calibração disponíveis no Laboratório de Tempo e Frequência.

Reconhecimento Internacional

Os serviços de calibração listados estão abrangidos pelas Capacidades de Medição e Calibração registadas na base de dados do BIPM.

CIPM MRAKBCD

Carlos Pires

Tel.: +351 212 948 158

E-mail: carlosp@ipq.pt