O ampere, símbolo A, é a unidade de corrente elétrica do SI.
Define-se tomando o valor numérico fixado da carga elementar, e, igual a 1,602 176 634 × 10−19 quando expresso em C, unidade igual a A · s, sendo o segundo definido em função de ΔvCs.
Unidades Derivadas
Tensão DC e Efeito Josephson
A materialização da unidade de Tensão DC é efetuada através do sistema experimental do Efeito de Josephson que permite a realização do volt como um padrão intrínseco, derivado apenas de constantes fundamentais. O sistema implementado, tem como base conjuntos de junções de Josephson, utiliza o valor adotado internacionalmente da constante de Josephson KJ = 2e/h = 483 597,848 416 984 GHz·V-¹ e tem a capacidade de gerar valores até 10 V.
Resistência DC e Efeito Hall Quântico
A unidade nacional de resistência DC é mantida através de um grupo de resistências-padrão de valor nominal 1 Ω e 10 kΩ, cuja rastreabilidade é obtida através de comparações internacionais, realizadas com o BIPM.
A implementação do efeito Hall quântico possibilita a materialização da unidade de resistência através de um padrão intrínseco, permitindo determinar a instabilidade e a deriva com o tempo de padrões convencionais e o valor da unidade no SI e a obtenção da rastreabilidade a Padrões Nacionais através da utilização do valor adotado para a constante de von Klitzing, Rκ = h/e² = 25 812,807 459 304 5 Ω.
Tensão e Corrente AC – Transferência AC-DC
As medidas de tensão e corrente alternadas em baixa frequência (até 1 MHz) têm estado dependentes da utilização de instrumentos de transferência AC-DC que possuem, do ponto de vista ideal, a mesma resposta em AC e em DC. O desvio do caso ideal é normalmente expresso sob a forma de uma diferença de transferência AC-DC. Conjuntos de termoconversores multi-junção associados a resistências constituem a base nacional para as medições de Tensão e Corrente AC.
Impedância
Capacidade: O conjunto de referência de Capacidade é baseado em condensadores-padrão de elevada exatidão, cujos valores são rastreados pelo BIPM, de dois em dois anos. É providenciado um serviço de calibração para condensadores-padrão com dielétricos de vários materiais, incluindo a sílica fundida, o azoto, o ar e a mica.
Indutância: A base nacional para a medição do Henry e seus submúltiplos usa como referência um conjunto de indutâncias-padrão, cuja calibração é realizada através de uma ponte automática capaz de assegurar reduzidas incertezas.