RevStdLED
Revision and extension of standards for test methods for LED lamps, luminaires and modules
Os ensaios de laboratório necessários para avaliar o desempenho das lâmpadas com díodos emissores de luz (lâmpadas LED) são detalhados em normas internacionais. Todavia, atualmente, não existem procedimentos validados para algumas das medições necessárias. Em particular, os fotómetros existentes não têm uma correspondência espectral exata com as lâmpadas LED e as diferenças requerem uma correção com um índice, chamado ƒ1 ‘, baseado no espectro de uma lâmpada de filamento, o que resulta em medições inexatas de luminescência. É preciso desenvolver um novo índice de incompatibilidade para espectros de referência LED e determinar a respetiva aplicabilidade para lâmpadas LED a cor.
O projeto pretende desenvolver orientações para a produção de medições validadas e rastreáveis de distribuições de luminância e de intensidade luminosa para lâmpadas LED. Também serão desenvolvidas orientações que detalham medições espectrais melhoradas para a luz branca utilizando um índice alternativo F1‘. Isto permitirá caracterizar os fotómetros concebidos para as lâmpadas de filamento não de tungsténio e estudar o alargamento deste método a lâmpadas LED a cor. Na conclusão do projeto, em 2023, as suas saídas irão alimentar diretamente normas relevantes, resultando numa melhor comparabilidade e confiança dos consumidores, para lâmpadas LED.
Este projeto 19NRM02 RevStdLED recebeu financiamento do programa EMPIR cofinanciado pelos Estados participantes e do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.