EMRP ENG59 NNL

A caracterização reológica de fluidos não-Newtonianos é extremamente relevante para muitas indústrias, nomeadamente as indústrias do petróleo e do gás (perfuração), a indústria agroalimentar, a indústria das tintas e vernizes, a indústria farmacêutica e química. No entanto, a ausência de um padrão de medição para fluidos não-Newtonianos leva atualmente a uma incapacidade para a avaliação e validação dos instrumentos de medição da viscosidade. Deste, tornou-se urgente o desenvolvimento de padrões de medição de fluidos não-newtonianos para as medições de viscosidade e de teor de sólidos realizadas em linha. Além disso, o desenvolvimento de um sensor para a medição da viscosidade de fluidos não-Newtonianos, de forma autónoma e continua, deverá conduzir a um aumento na capacidade de automatização do processo de medição.

Neste sentido metrologistas, fabricantes de instrumentos de medição e a própria indústria reuniram-se dando ao Programa Europeu de Investigação Metrológica (EMRP) ENG59 NNL: Sensor development and calibration method for inline detection of viscosity and solids content of non-Newtonian fluids, sob a coordenação do VSL (Holanda) que foi aprovado no âmbito do EMRP 2013 – Energy. Este projeto conta com a participação de 7 parceiros NMI (financiados), 3 parceiros da indústria (não financiados) e 1 Research Excellence Grant (REG) e teve início a 1 de maio de 2014 e termino a 30 de abril de 2017, com duração de três anos. O custo total elegível foi de 1 929 400,14 €.

Os objetivos específicos deste Projeto de Investigação Conjunta (JRP) prendem-se essencialmente com o desenvolvimento de um método de calibração rastreável ao Sistema Internacional de Unidades (SI), para dispositivos de medição de viscosidade destes fluidos e na investigação sobre a aplicabilidade dos atuais padrões de medição. É também objetivo do JRP o desenvolvimento de sensores e de métodos de calibração para a medição em contínuo da viscosidade, da massa volúmica, da distribuição de tamanho de partículas e do conteúdo em sólidos em fluidos não-Newtonianos.