PROBETRACE
O acabamento das superfícies, a sua ondulação e rugosidade são características importantes que devem ser examinadas quaisquer que sejam as aplicações tecnológicas ou científicas a que se destinam. Os instrumentos de medição com apalpadores (máquinas de defeito de forma) ou agulhas (rugosímetros) são os mais utilizados para a caracterização de superfícies.
Este projeto, concluído em setembro de 2023, investigou novos padrões e artefactos, e estabeleceu novas rotas à unidade SI, visando capacidades de medição de baixo custo com incertezas de 10 nm a 100 nm. A potencial aplicação de geradores de deslocamento portáteis para calibração dos instrumentos de medição com apalpadores, além dos usuais padrões ISO foi investigado, bem como métodos de redução de ruído.
Para além do laboratório de comprimento do IPQ, o ProbeTrace contou com a participação dos seguintes Laboratórios: TUBITAK (Turquia) como coordenador do projeto, INRiM (Itália), CEM (Espanha), GUM (Polónia), DMDM (Sérvia), FSB (Croácia), BIM (Bulgária), NIS (Egipto) e SASO-NMCC (Arabia Saudita).
A nível do IPQ, foi produzida uma estratégia, para o suporte a longo prazo das capacidades desenvolvidas, incluindo a colaboração científica e a formação e treino de pessoal, o suporte às capacidades de medição e calibração em rugosidade e a implementação de um novo serviço para calibração de gerador de deslocamento.
No portal do ProbeTrace e no repositório da EURAMET (18RPT01-ProbeTrace), são divulgados os resultados do projeto.
Contacto para mais informações: Fernanda Saraiva