GuideRadPROS
No domínio das radiações ionizantes, a ampla utilização de dosímetros de fotões é uma realidade constatada em variadíssimas práticas, incluindo a monitorização pessoal e ambiental, na resposta a emergências, na proteção dos trabalhadores e do cidadão em geral.
O requisito legal para a monitorização da dose encontra-se estabelecido na Diretiva do Conselho 2013/59/Euratom do Conselho, sendo a norma ISO 4037, nas suas várias partes, o documento de suporte designado para estabelecer os campos de referência de fotões e respetivos requisitos de calibrações.
Tendo-se identificado neste suporte normativo alguns desafios no que concerne ao estabelecimento dos campos de referência, vários organismos de metrologia manifestaram a necessidade de serem desenvolvidos guias de orientação para a aplicação da norma bem como a harmonização de procedimentos que permitissem garantir a qualidade e confiança na medição direta dos coeficientes de conversão de dose. Neste sentido, e no âmbito da Call 2022 da European Partnership on Metrology, o IPQ integrou o consórcio do Joint Research Project GuideRadPROS.
Trata-se de um projeto que integra um consórcio constituído por 18 países europeus, representantes das respetivas instituições de metrologia e laboratórios designados. Teve início no dia 1 de junho de 2023 e tem a duração prevista de 3 anos.
Como principais atividades a realizar salienta-se a revisão da norma ISO 4307, nas suas várias partes, desenvolver guias de harmonização bem como promover a atualização da legislação europeia aplicável.
Contacto para mais informações: Maria do Céu Ferreira