adOSSIG
O projeto tem como objetivo principal melhorar as capacidades de medição da pressão arterial. Para o efeito, pretende-se desenvolver e implementar um conceito de medição inteligente e rastreável no domínio das medições da pressão arterial através da aplicação de gerador avançado de sinal oscilométrico. Em complemento, serão também desenvolvidos procedimentos de teste e requisitos para verificação metrológica de esfigmomanómetros.
Com os resultados deste projeto, a rastreabilidade metrológica das medições oscilométricas da pressão arterial serão otimizadas bem como a partilha de recursos entre organismos nacionais de metrologia, permitindo a harmonização da infraestrutura europeia de medição da pressão arterial. O projeto irá também permitir desenvolver novas normas e regulamentação europeia aplicável aos instrumentos de medição da pressão arterial, constituindo uma ponte para a integração no futuro centro europeu de metrologia médica.
Em termos nacionais, importa referir que o trabalho a desenvolver contou com a manifestação de interesse de vários hospitais e organismos do ministério da saúde português.
Trata-se de um projeto de investigação metrológica no domínio da saúde, que integra 9 participantes, 7 dos quais são organismos nacionais de metrologia, incluindo o IPQ. Teve início em junho de 2019 com término em maio de 2022, sendo financiado pela União Europeia no montante de 491 k€.
Contacto para mais informações: Maria do Céu Ferreira