O Instituto Português da Qualidade (IPQ) venceu o primeiro prémio da categoria “Apoio à transição digital”, com a candidatura “Selos de Certificação de Maturidade Digital”, sendo também um dos dois projetos selecionados pelos European Enterprise Promotion Awards 2024 para representar Portugal na final europeia, que terá lugar em Budapeste, no final de novembro.

Os Selos de Certificação de Maturidade Digital (SDM) constituem uma ferramenta acessível diretamente às Pequenas e Médias Empresas (PME), sendo fundamental para o aumento da maturidade digital das organizações nacionais e para o fortalecimento da competitividade das empresas no âmbito da economia digital. Este projeto, desenvolvido em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa, o Centro Nacional de Cibersegurança, a Direção-Geral das Atividades Económicas, a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, a Imprensa Nacional Casa da Moeda e o Instituto Português de Acreditação, é uma solução inovadora e única na Europa. O SMD converge com o Programa Década Digital 2030, concretizando uma das medidas do Plano de Ação para a Transição Digital, ao promover a transformação digital da economia portuguesa.

A cerimónia de entrega dos European Enterprise Promotion Awards 2024 (EEPA) decorreu no dia 24 de setembro, nas instalações do IAPMEI, em Lisboa. Esta iniciativa, promovida pela Comissão Europeia e alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2030, é coordenada em Portugal pelo IAPMEI e visa distinguir boas práticas de promoção empresarial, destacando projetos que contribuem para o desenvolvimento económico e o aumento do emprego nas regiões. Os prémios também têm como objetivo divulgar exemplos de melhores políticas e práticas de empreendedorismo, sensibilizando para o valor do empreendedorismo e inspirando potenciais empreendedores.

Os EEPA contemplam seis categorias que reconhecem iniciativas em várias áreas: “Promoção do espírito de empreendedorismo”, “Investimento nas competências de empreendedorismo”, “Apoio à transição digital”, “Desenvolvimento do ambiente empresarial e apoio à internacionalização das empresas”, “Apoio à transição sustentável” e “Empreendedorismo responsável e inclusivo”.

2024.09.27