O Instituto Português da Qualidade (IPQ) esteve presente, no dia 7 de fevereiro, na sede do Instituto Tecnológico do Gás (ITG), num encontro que reuniu representantes das Comissões Técnicas (CT) de Normalização, coordenadas pelo ITG.

O encontro centrou-se na reflexão conjunta e prospetiva sobre a atividade da normalização nacional e nas estratégias e visão de futuro, face aos novos desafios. Um dos pontos abordados envolveu a Estratégia Nacional de Hidrogénio (EN-H2), anexada à Resolução do Conselho de Ministros nº 63/2020, de 14 de agosto de 2020.

A EN-H2 visa contribuir para os objetivos de descarbonização, tanto a nível nacional como da União Europeia. Esta estratégia introduz um elemento crucial de incentivo e estabilidade para o setor de energia, promovendo gradualmente a integração do hidrogénio como um pilar sustentável.

Reconhecido pelo IPQ como organismo de normalização setorial, nas áreas de Produtos Petrolíferos e Gases Combustíveis, o ITG coordena o trabalho de oito Comissões Técnicas (CT) de Normalização, e tem identificada como área emergente a normalização na produção, distribuição, armazenamento e consumo de hidrogénio verde.