O Diretor do Laboratório Nacional de Metrologia, João Alves e Sousa, foi eleito como Chair da nova Rede Europeia de Metrologia da EURAMET – EMN for Clean Energy (Clean Energy – EURAMET).
Esta rede metrológica é muito importante no ecossistema das redes europeias de metrologia da EURAMET, por estar diretamente relacionada com os objetivos da União Europeia, de se tornar climaticamente neutra em 2025 com um objetivo imposto em forma de lei, de haver uma redução de 55 % até 2030 nas emissões líquidas de gases de estufa comparadas com os níveis de 1990. Um enorme desafio que coloca as energias renováveis na linha da frente das estratégias de mitigação.
As tecnologias novas ou melhoradas são essenciais para a geração eficiente de energia limpa, transporte, armazenamento e utilidade, como é o caso do vento, fotovoltaico e baterias, que são os conteúdos que esta rede vai trabalhar.
O avanço da tecnologia carece de medições rastreadas, robustas e fiáveis, de forma a tornar as previsões no campo da energia fiáveis.
O objetivo desta nova Rede Europeia de Metrologia é promover a colaboração e o avanço no campo da metrologia.
Olhamos com otimismo para o crescente interesse nesta rede e acreditamos que terá sucesso.