O presidente do Instituto Português da Qualidade (IPQ), João Pimentel, foi nomeado Embaixador da Aliança ODS Portugal, para a concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas. A cerimónia, inserida na conferência comemorativa do 8.º aniversário da Aliança ODS Portugal, decorreu hoje, dia 30 de janeiro, no Salão Nobre do Centro Ismaili de Lisboa. Em sua representação esteve a vogal do Conselho Diretivo do IPQ, Maria João Graça, que, desde 2016, é Embaixadora para a concretização do ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que visa reduzir significativamente todas as formas de violência, promover o estado de direito nos níveis nacional e internacional, bem como garantir a igualdade de acesso à justiça para todos.
Os/as Embaixadores/as são voluntários/as que reúnem o conhecimento, a disponibilidade e o desejo de contribuir para a concretização dos ODS da Agenda 2030 das Nações Unidas, exercendo ações de interesse coletivo no quadro orgânico e metodológico da Aliança ODS Portugal.
No âmbito do ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas, as organizações e as pessoas devem desenvolver infraestruturas confiáveis, sustentáveis e resilientes que apoiem o desenvolvimento económico e o bem-estar humano, bem como promover a industrialização inclusiva e sustentável, e apoiar a adoção de tecnologias renováveis.
Organizado pela APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial e pela UN Global Compact Network Portugal, no evento debateram-se ainda os ODS numa perspetiva de concretização da Agenda 2030 da ONU, envolvendo as organizações portuguesas como força indutora da sua realização. O encerramento do evento ficou a cargo do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas.
O IPQ conta agora com dois Embaixadores da Aliança ODS Portugal, reconhecimento que muito nos honra.
Aliança ODS Portugal
A Aliança ODS Portugal é uma iniciativa da Global Compact Network Portugal, a rede portuguesa do United Nations Global Compact (UNGC), criada na sequência da aprovação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com a missão de incentivar a participação do setor empresarial na sua concretização, criando oportunidades de diálogo e cooperação entre as diferentes partes interessadas, designadamente com a Academia.
Constituída por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, o UNGC e a Global Compact Network Portugal (GCNP) ficaram mandatados para organizar a contribuição do Setor Empresarial para a realização de todos ODS.
IPQ, 30 de janeiro de 2024