O Instituto Português da Qualidade (IPQ), em colaboração com a Associação Nacional da Indústria pelo Frio e Comércio de Produtos Alimentares (ALIF), realizou, no dia 18 de julho, uma ação de sensibilização dedicada ao controlo metrológico legal dos produtos pré-embalados. A sessão, que decorreu nas instalações da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), em formato híbrido, contou com a presença de cerca de 50 participantes, incluindo representantes de empresas e indústrias, e teve em vista destacar a importância das medições em metrologia legal, especialmente no contexto dos produtos pré-embalados, uma área crucial para a garantia da qualidade e conformidade no setor alimentar.

A iniciativa apresentou-se também como plataforma de esclarecimento de várias questões inerentes à experiência profissional dos participantes, onde a simbiose entre operações metrológicas, planos de amostragem e avaliação da conformidade de registos se cruzam em domínios e aplicações multisetoriais do ramo alimentar. O evento constituiu, assim, um veículo de excelência para a partilha de informação no domínio da metrologia legal onde empresas e profissionais do setor partilharam experiências com relevância para a melhoria continua das boas práticas aplicáveis.

>>> Vídeo da sessão

(25/07/2024)