Nos dias 19 e 20 de março, teve lugar, no Bundesanstalt für Materialforschung und -prüfung (BAM), Berlin, a 6th EMN for Energy Gases General Meeting no âmbito da European Metrology Network (EMN) Energy Gas, organizado por esta EMN da EURAMET e pelo BAM, que contou com cerca de 30 participantes.
O Laboratório de Gases de Referência (LGR) e o Laboratório de Volume e Caudal do Laboratório Nacional de Metrologia do Instituto Português da Qualidade, em conjunto com 17 NMI/DI europeus, fazem parte da rede European Metrology Network – Energy Gases, que teve início em fevereiro de 2019.
A EMN for Energy Gases é uma rede europeia no âmbito da metrologia dos gases como fonte de energia. É uma área de importância estratégica para o futuro da metrologia europeia, através da criação e disseminação de conhecimento, da liderança e reconhecimento internacional, da construção de infraestruturas e serviços coordenados, e envolvimento das partes interessadas. Esta rede tem como foco o apoio aos desafios societais relacionados com a transição energética. Abrange as fontes de energia convencionais e renováveis / sustentáveis, como o gás natural, o gás natural liquefeito, o biogás / biometano e o hidrogénio.
A 6th General Meeting EMN for Energy Gases teve como objetivos principais: atualizações da EURAMET no que respeita ao programa European Partnership on Metrology, o futuro da Metrologia para a década de 2030-2040, o progresso dos EMN; destaques do EMN em 2023; renovação do Memorandum of Understanding por mais 5 anos; cooperação com os comités técnicos da EURAMET, nomeadamente o TC-Metrology in Chemistry, TC-Flow, TC-Thermometry; cooperação com outros EMN, nomeadamente EMN for Clean Energy, EMN for Smart Electricity Grids, EMN for Mathematics and Statistics, EMN for Climate and Ocean Observation e EMN for Pollution Monitoring.