O Instituto Português da Qualidade (IPQ) colocou em inquérito público o Projeto de Norma «Abordagem à Gestão da Qualidade e da Inovação em Startups – Requisitos e Linhas de Orientação». Este referencial normativo, desenhado para apoiar startups no estabelecimento de práticas certificáveis de qualidade e inovação, oferece uma estrutura que visa fortalecer a credibilidade destas empresas no mercado global.

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O projeto de norma «Abordagem à Gestão da Qualidade e da Inovação em Startups – Requisitos e Linhas de Orientação» é submetido a Inquérito Público pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ), para que as partes interessadas que não tenham participado no trabalho de elaboração da mesma, se possam manifestar e apresentar comentários e/ou sugestões.

Contexto e Importância da Norma

O ambiente competitivo em que as Startups se movem, torna essencial o alinhamento com as boas práticas internacionais de gestão da qualidade e da inovação certificáveis, garantindo-lhes transparência e credibilidade nos mercados.
Uma cultura da qualidade e da inovação, desde a fase inicial do negócio – formulação da proposta de valor, definição do modelo de negócio, desenvolvimento de novos processos ou serviços, entre outras – representa um primeiro passo para aproximar as Startups dos referenciais de gestão internacionais.

Nesse sentido, e dado o contexto de crescente exigência que vivem as Startups, o IPQ propôs-se criar e liderar a Comissão Técnica de Normalização ad hoc CTA 42 «Qualidade e Inovação nas Startups», assim foi definido o seguinte âmbito «Elaboração de referencial normativo certificável para startups para uma abordagem simplificada à gestão da qualidade e da inovação».

Objetivo e Campo de Aplicação

O projeto de norma «Abordagem à Gestão da Qualidade e da Inovação em Startups – Requisitos e Linhas de Orientação» disponibiliza um referencial normativo certificável multinível, dirigido a startups para uma abordagem simplificada à gestão da qualidade e da inovação.

O documento define os requisitos e orientações para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria de uma abordagem à gestão da qualidade e da inovação em Startups.

É aplicável a qualquer startup, independentemente do tipo de inovação, da abordagem utilizada, da dimensão e complexidade, do setor e da natureza da sua atividade, que pretenda:

  1. Desenvolver a sua capacidade competitiva;
  2. Aplicar processos de gestão focados na qualidade, inovação e sustentabilidade;
  3.  Conceber, desenvolver e comercializar produtos e serviços de qualidade e inovadores;
  4. Orientar a política e estratégia empresariais, de acordo com princípios e boas práticas internacionais reconhecidas em normas de referência;
  5. Promover o acompanhamento das atividades empresariais e avaliar os seus resultados e efeitos;
  6. Demonstrar a conformidade com o presente documento, efetuando uma autoavaliação e autodeclaração;
  7. Obter uma confirmação da sua autodeclaração por uma parte externa à organização;
  8. Obter a certificação da sua abordagem à gestão da qualidade e da inovação por uma terceira parte independente.

Quando este documento se tornar norma, a sua adoção irá permitir capacitar a startup para a implementação de um sistema de gestão certificável, dando resposta a novos desafios empresariais que surgem por imposição da legislação em vigor ou exigência dos mercados nacionais e internacionais.