O Instituto Português da Qualidade (IPQ) aprovou recentemente a criação de uma Comissão Técnica de Normalização (CT), reconhecendo a importância crucial do Passaporte Digital de Produto (PDP) como ferramenta essencial para assegurar a transparência, rastreabilidade e sustentabilidade dos produtos ao longo de toda a cadeia de valor. Esta iniciativa surge em resposta aos desafios inerentes à implementação do PDP no espaço europeu, sendo considerada uma medida relevante e oportuna.

A principal função desta nova CT será acompanhar os trabalhos normativos do CEN/CLC JTC 24, procurando também influenciar o processo normativo com os contributos da indústria nacional, uma vez que a norma será de aplicação obrigatória pelas empresas na União Europeia.

Atualmente, a CT conta com a participação de 12 entidades representativas do setor empresarial português.

A próxima reunião da Comissão Técnica está agendada para o dia 25 de setembro e terá como objetivo identificar novos membros que possam integrar a CT, além de definir a estrutura de trabalho para garantir o acompanhamento contínuo dos trabalhos e a análise detalhada dos documentos europeus relacionados com o PDP.

O IPQ convida todas as partes interessadas a juntarem-se a esta iniciativa, integrando a CT.