O Instituto Português da Qualidade (IPQ) acolheu, no dia 14 de novembro, a 8.ª reunião do Fórum da Qualidade, uma estrutura presidida pelo IPQ, que reuniu representantes de várias entidades de setores estratégicos para debater novos projetos e delinear estratégias, com o objetivo de impulsionar o Sistema Português da Qualidade como pilar da infraestrutura nacional da Qualidade.
Durante a reunião, foram apresentados projetos inovadores destinados a fortalecer a competitividade e a sustentabilidade do país:
🔹 Qualidade Portugal: uma iniciativa conjunta do IPQ, Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e RELACRE-Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal, destinada a promover a qualidade e a inovação como motores do crescimento económico nacional, com impacto direto no fortalecimento das empresas.
🔹 INOVA Quality Hub: inaugurada no dia 14 de novembro de 2024, esta incubadora de negócios do IPQ está focada em dinamizar o ecossistema de empreendedorismo e inovação em Portugal, oferecendo suporte a iniciativas inovadoras.
🔹Catálogo de Fornecedores para a Qualidade: uma plataforma digital que reúne informações sobre prestadores de serviços na área da Qualidade, facilitando o acesso das empresas a recursos essenciais.
🔹 Barómetro para a Qualidade: uma ferramenta inovadora que avalia os fatores que influenciam a qualidade e o desenvolvimento regional, gerando dados úteis para políticas públicas e decisões estratégicas.
🔹 Ferramentas de IA para Normalização: duas novas ferramentas tecnológicas – o Tradutor Automático e o Assistente Virtual -, foram lançadas para apoiar o trabalho das comissões técnicas de normalização e dinamizar o setor.
O setor da saúde recebeu atenção especial, com iniciativas de normalização de dados e inteligência artificial, focadas nas embalagens de medicamentos e plantas medicinais. Adicionalmente, foi debatido o desafio da certificação de dispositivos médicos, com ênfase na atualização contínua das normas aplicáveis.
Outro tema central foi o impacto das disparidades nos serviços oferecidos por organizações certificadas. Os participantes destacaram a partilha de experiências como ferramenta essencial para reduzir diferenças percebidas pelos clientes.
Elementos como Inovação, Sustentabilidade, Gestão de Risco e a Qualidade, enquanto conceitos transversais, foram identificados como diferenciadores essenciais para aumentar a competitividade de Portugal no cenário internacional.
2024-11-15