Nova edição das normas NP 598:2024 e NP 1988:2024

 

 

A produção de produtos alimentares à base de carne, nomeadamente de alheira e torresmos, é uma tradição profundamente enraizada na cultura portuguesa.

A elaboração e comercialização destes produtos deve cumprir os critérios e requisitos legais aplicáveis, no âmbito da segurança alimentar e nas trocas comerciais.

Por outro lado, os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância da segurança alimentar e da valorização da qualidade dos produtos nacionais.

Assim, é evidente a correlação entre a segurança, valorização e sustentabilidade dos produtos à base de carne em Portugal na garantia de sucesso a longo prazo, com impacto significativo na reputação e na viabilidade económica deste setor de atividade, alavancando significativamente a sua presença nos mercados nacionais e estrangeiros.

Apesar da importância da normalização na produção destes produtos não ser sempre suficientemente valorizada, destaca-se neste âmbito o trabalho desenvolvido pelo Organismo de Normalização Setorial para o setor da carne e produtos cárneos, a Associação Portuguesa dos Industriais de Carne (ONS/APIC), que coordena a Comissão Técnica 35 «Carne e produtos cárneos», a qual procedeu à revisão da norma NP 598 «Carne e produtos cárneos – Alheira – Definição e características» e da norma NP 1988 «Carne e produtos cárneos – Torresmos – Definição, características e acondicionamento».

As alterações introduzidas nas normas consistem no alinhamento das definições constantes das mesmas à terminologia da legislação em vigor e às práticas atuais da nossa gastronomia.

Participem e contribuam para que as Normas Portuguesas sejam referências mais ajustadas à vossa atividade, protegendo o que de melhor se produz em Portugal!

Estas normas podem ser adquiridas na loja online do IPQ, nos seguintes links: