Com a chegada do Halloween, milhões de pessoas em todo o mundo preparam-se para as celebrações com máscaras, fantasias e decorações assustadoras. No entanto, mesmo em tempos de festa, é essencial manter a segurança em primeiro lugar.
Os acessórios de Halloween, como fantasias, máscaras e brinquedos, devem ser acompanhados por marca de segurança, como a marcação CE, que assegura que os produtos cumprem as normas de segurança europeias. A presença de rótulos de resistência a chamas, por exemplo, é vital para minimizar os riscos de incêndio e proteger os mais pequenos.
Entre as normas que asseguram a conformidade com os requisitos de segurança, destacam-se as seguintes:
- ISO 8124-2: Esta norma aborda a segurança de brinquedos e estabelece diretrizes para a inflamabilidade dos materiais utilizados em fantasias infantis e acessórios de cabeça, como máscaras, capuzes, barbas e perucas, feitos de materiais leves e de fácil combustão.
- EN 71: Um conjunto abrangente de normas de segurança para brinquedos, garantindo que produtos infantis sejam rigorosamente ensaiados e seguros para as crianças.
- IEC 60086-1: Norma essencial para a segurança e desempenho de pilhas e baterias, especialmente importantes em lanternas e luzes decorativas para o Halloween.
- ISO 13782: Relativa à segurança elétrica de produtos, aplicável a decorações de Halloween que utilizam eletricidade e ajudam a garantir que os itens vendidos no mercado sejam seguros para uso doméstico.
Felizmente, podemos garantir uma celebração segura e divertida ao estarmos atentos às normas de segurança nesta época festiva. Por isso, é fundamental que pais e responsáveis estejam atentos a estas normas ao escolher fantasias e acessórios. Ao verificar as marcas de segurança, garantimos uma celebração cheia de diversão e sem riscos desnecessários.
Neste Halloween, enquanto preparamos as abóboras e a decoração, vamos assegurar que a segurança também faça parte da festa. Assim, teremos apenas sustos que não fazem mal a ninguém!