Hoje, dia 5 de junho, celebra-se o 50.º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972.
Nas últimas cinco décadas, esta data tornou-se uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias.
Sob o tema #CombataAPoluiçãoPlástica, a celebração dos 50 anos desta data especial oferece uma oportunidade para que governos, cidades e empresas invistam e implementem soluções para acabar com a poluição plástica.
António Guterres, secretário-geral da ONU, na mensagem para o #DiaMundialdoMeioAmbiente, lembra que a comunidade global começou a negociar um acordo para acabar com a poluição plástica, “Este é um primeiro passo promissor, mas precisamos da colaboração de todos. Devemos trabalhar como uma só pessoa – governos, empresas e consumidores – para quebrar o nosso vício em plásticos, defender o desperdício zero e construir uma economia verdadeiramente circular.”
Um novo relatório do Programa da ONU para o Meio Ambiente mostra que poderíamos reduzir a poluição por plásticos em 80% até 2040, se adotarmos medidas imediatas de reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação para abandonar o uso de plásticos.