No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, que se comemora a 8 de março, o Instituto Português da Qualidade – IPQ destaca a ação das mulheres e o seu importante trabalho para o desenvolvimento da Qualidade em todos os setores de atividade.
No IPQ, atualmente, as mulheres representam 62 % do corpo de trabalhadores/as, enquanto os homens representam 38 %. Em cargos de liderança, incluindo gestão de topo, a proporção das mulheres é de 75 %. Se recuarmos a 2014, a proporção total de mulheres era de 73 %, com 44 % ocupando cargos de liderança.
No final de 2019, 62 % dos postos de trabalho no IPQ eram ocupados por mulheres, com 33 % dos cargos de liderança sendo ocupados por homens, uma proporção que agora diminuiu para 25 %.
O dia é assinalado desde o início do século XX, embora com variações na data das celebrações. Em 1975, a ONU começou a celebrar neste dia - 8 de março -, mas só a 16 de dezembro de 1977 é que viria a ser oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram até ao dia de hoje, relembrando o caminho para a igualdade. Defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação continuam atuais porque, em vários pontos do mundo, esses direitos continuam por cumprir, sendo crucial o empenho contínuo para a sua efetivação em escala global.