Encontra-se em curso a constituição de uma Comissão Técnica de Normalização Eletrotécnica (CTE) dedicada às Tecnologias Quânticas, que irá envolver a participação das partes interessadas pertinentes neste domínio.

O Instituto Português da Qualidade, enquanto Organismo Nacional de Normalização, delega a coordenação da CTE “Tecnologias Quânticas” no Organismo de Normalização Setorial, IEP – Instituto Electrotécnico Português.

Esta CTE incluirá no seu âmbito de atuação o acompanhamento ativo e a participação nos trabalhos com vista à elaboração de referenciais normativos do Comité Técnico internacional IEC/ISO JTC 3, Quantum Technologies, no qual Portugal assumiu desde logo a categoria de membro participante, bem como do seu homólogo Comité Técnico europeu CEN/CLC/JTC 22, Quantum Technologies.

As entidades interessadas em participar nos trabalhos desta nova CTE dedicada às Tecnologias Quânticas devem contactar o IEP (nor@iep.pt).

Para mais informações consultar o website do IEP.