O Auditório Ricardo Fernandes do Instituto Português da Qualidade (IPQ) acolheu ontem, dia 27 de novembro, a cerimónia de entrega dos Prémios Normalização e Mérito 2024. No evento, foram distinguidas Comissões Técnicas (CT) e personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e promoção da Normalização.

Prémio Normalização 2024

Desde 2014, o Prémio Normalização destaca o contributo das Comissões Técnicas que se evidenciaram pelo cumprimento de boas práticas e pela promoção da Normalização.

Este ano, foram distinguidas três Comissões Técnicas (CT):

  • CT 148 «Transportes, Logística e Serviços»
    Coordenada pela entidade Metropolitano de Lisboa, esta CT foi premiada pela segunda vez pelo seu papel no setor dos transportes. Esta CT é presidida por Pedro Pereira e tem como secretária Sandra Tavares, cuja dedicação contribuiu para a relevância internacional de Portugal neste campo.
  • CT 195 «Segurança nas Organizações e na Sociedade»
    Coordenada pela Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), esta comissão recebeu o prémio pela segunda vez, reconhecendo o seu contributo em áreas críticas do domínio da segurança, tendo como presidente David Martins e como secretário Luís Coelho.
  • CT 219 «Bem-estar e Felicidade Organizacional»
    Coordenada pela Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE), esta comissão foi premiada pela criação da Norma NP 4590:2023, «Sistema de gestão do bem-estar e felicidade organizacional – Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização». Esta norma visa criar e apoiar um modelo de Desenvolvimento Sustentável, orientado por Princípios e Valores Éticos, pela inclusão, diversidade e busca da felicidade, tanto nas organizações como na sociedade em geral. Ausenda Oliveira, presidente da CT, e Isabel Mendes, secretária, receberam menção especial.

O Prémio Mérito deste ano foi atribuído a duas personalidades, Fernanda Cruz e Isabel Caetano, pelo papel relevante que desempenham no mundo da Normalização, reconhecendo a dedicação, excelência, compromisso e trabalho desenvolvido.

Fernanda Cruz, atual Presidente da CTE 81 «Proteção contra descargas atmosféricas e seus efeitos», destacou-se pela liderança na preparação de documentos normativos, na área Eletrotécnica, contribuindo para a segurança de estruturas, pessoas e bens. Destacou-se ainda pelos contributos a nível internacional, no âmbito da IEC/TC 81 «Lightning protection», onde participa há décadas prestigiando o nosso país, chegando mesmo a ser distinguida com o IEC 1906 AWARD, em 2020.

Isabel Caetano, atual Presidente da CT 169 «Atividades de investigação, desenvolvimento e inovação (IDI)» e da CT 223 «Inteligência artificial», foi distinguida pelo contributo para a melhoria contínua dos trabalhos destas Comissões, assim como na partilha de conhecimento e de boas práticas, que lhe conferem reconhecimento nacional e internacional. O seu conhecimento na área da inovação revelou-se ainda fundamental, no âmbito da CTA 42 «Qualidade e inovação nas Startups», para o desenvolvimento do projeto de norma prNP 4595:2024, que apresenta uma abordagem à gestão da qualidade e da inovação aplicável a Startups, enquanto documento pioneiro a nível mundial.

Em tarde de distinções, destaque ainda para a entrega do IEC 1906 AWARD a Luís Pacheco, em nome do IEC (International Electrotechnical Commission), atribuído em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no IEC/TC 23 «Electrical Accessories» e respetivos subcomités internacionais da área eletrotécnica.

Os Prémios de Normalização e Mérito do IPQ reconhecem e celebram o contributo significativo das Comissões Técnicas e personalidades para o progresso e promoção da normalização, da qualidade e da inovação em Portugal.

2024 – 11 – 28