O evento decorreu esta quarta-feira (dia 10), na Sala do Senado, da Universidade de Coimbra (UC), com a presença do Presidente do Instituto Português da Qualidade (IPQ), João Pimentel, e do Reitor da UC, Amílcar Falcão.

O Protocolo pretende alinhar estratégias e agendas de investigação, que permitam a consolidação das responsabilidades e interesses comuns nos domínios da metrologia fundamental e aplicada e dos contextos de formação nos domínios da metrologia, definindo o quadro para a formalização de ações específicas e respetiva evolução à luz das respetivas responsabilidades institucionais e competências científicas e tecnológicas, designadamente no que concerne à transição verde e digital.

Pretende-se ainda desenvolver ações conjuntas no domínio da atividade da normalização, das quais se destacam, iniciativas que visam promover um conhecimento mais profundo do acervo normativo nacional e que potenciem o uso mais generalizado de normas, bem como a participação da comunidade científica na elaboração de documentos normativos nacionais e nas sedes de normalização nas quais Portugal está presente.

O acordo “reconhece que há um conjunto de complementaridades que se devem associar, permitindo criar sinergias e corresponder a um conjunto de desafios setoriais que estão a surgir no domínio da metrologia”, conforme adiantou o Presidente do Conselho Diretivo do IPQ, João Pimentel.

Na ocasião foram inaugurados 3 Pontos de Consultas de normas que integram a Rede Descentralizada de Consulta de Normas do (RDCN), permitindo reforçar a visibilidade e a acessibilidade do uso de normas, disponibilizando o acervo normativo eletrónico nacional em proximidade através de uma rede de parceiros.

Rede Descentralizada de Consulta de Normas – IPQ

Veja aqui as entrevistas ao Reitor da UC, Amilcar Falção e ao Presidente do Conselho Diretivo do IPQ, João Pimentel.