O Laboratório de Gases de Referência (LGR) do Instituto Português da Qualidade (IPQ) está envolvido no projeto europeu “Metrology Support for Carbon Capture Utilization and Storage” (MetCCUS), que faz parte do novo Programa Europeu de Parceria em Metrologia (EPM).

Artigo cientifico

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento de uma infraestrutura metrológica que permita apoiar o uso eficiente e seguro da tecnologia utilizada na remoção de CO2, produzido em processos industriais, para armazenamento subterrâneo ou integrado em materiais alternativos. O MetCCUS aborda desafios importantes de medição relacionados com a medição de caudal, monitorização de emissões, metrologia química e propriedades físicas do CO2. Prevê fornecer os materiais de referência primários, métodos, guias de boas práticas e revisão da literatura, necessários para o crescimento bem-sucedido da indústria de captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) na Europa.

Foi publicado o artigo científico intitulado “Preparation of multicomponent mixtures to support carbon metrology”, já disponível online, e será oficialmente publicado a 15 de janeiro de 2025, no volume 239, da revista Measurement da Elsevier. O artigo destaca a participação do LGR/IPQ na produção de materiais de referência certificados (CRM), fundamentais para a medição de impurezas no CO2 com a estimativa das incertezas associadas e com rastreabilidade metrológica. O estudo foca-se nas impurezas: dióxido de enxofre (SO2), sulfeto de hidrogénio (H2S), monóxido de carbono (CO), oxigénio (O2) e metano (CH4). Além disto, o trabalho envolve a investigação de interferentes com base nos métodos analíticos utilizados, com vista a apoiar a calibração e validação dos instrumentos aplicados nos processos de captura do carbono.

Esta iniciativa fortalece as bases científicas e tecnológicas para promover a captura, utilização e armazenamento do carbono, essenciais para combater as mudanças climáticas e apoiar a transição para uma economia de baixo carbono.

Link do artigo:

https://doi.org/10.1016/j.measurement.2024.115453

2024-10-21