Um alcoolímetro é um instrumento usado para medir a concentração de etanol no sangue (TAS – Teor de Álcool no Sangue) através de uma análise ao ar expirado durante um sopro. A determinação quantitativa do etanol no ar expirado (TAE- Teor de Álcool no ar Expirado) é feita, em geral, por dois métodos analíticos distintos, através de célula eletroquímica, ou por absorção de infravermelho.
O princípio básico que sustenta a utilização dos alcoolímetros é o de que existe uma relação fisiológica entre a concentração de álcool no ar alveolar expirado (TAE) e a concentração presente no sangue (TAS). Assim, a concentração de álcool no ar expirado é diretamente proporcional à sua concentração no sangue, quando este passa pelos pulmões. Esta relação é função da constituição física média da população e não é idêntica em todos os países. Em Portugal, a conversão dos valores do teor de álcool no ar expirado (TAE) em teor de álcool no sangue (TAS) é baseada no princípio de que 1 mg de álcool por litro de ar expirado é equivalente a 2,3 g de álcool por litro de sangue: 1 mg/L (TAE) = 2,3 g/ L (TAS).
Embora os alcoolímetros sejam utilizados maioritariamente no controlo de alcoolemia nos condutores que circulam na estrada, existe um crescente número de empresas que os usam para garantir que os seus trabalhadores não estão sob o efeito de álcool quando realizam atividades as suas atividades profissionais.