ANALISADORES DE GASES

O Laboratório de Analisadores de Gases inserido na Área de Quantidade de Matéria e Eletroquímica, do laboratório Nacional de Metrologia (LNM) é responsável pela calibração de vários tipos de analisadores de gases ambientais e poluentes.

O Laboratório realiza também o controlo metrológico dos analisadores de gases de escape, nomeadamente a Aprovação de Modelo e a Primeira Verificação.

O procedimento de calibração dos analisadores baseia-se no método comparativo através do qual a indicação do instrumento é comparada com o valor convencionalmente verdadeiro do gás de referência que foi submetido a análise. O gás de referência, designado por Material de Referência Certificado (MRC) é constituído por misturas binárias do gás em azoto e apresenta-se em frações molares distintas, abrangendo o intervalo de medição de cada tipo de analisador. Para cada fração molar, são realizados ensaios de repetibilidade, com determinação do desvio-padrão do ensaio, erro e respetiva incerteza. Os MRC têm rastreabilidade aos padrões primários de misturas gasosas produzidos no IPQ.

Os domínios de atuação do Laboratório de Analisadores de Gases são no âmbito da calibração/controlo metrológico de vários tipos de analisadores, nomeadamente:

    • analisadores de qualidade do ar interior;
    • analisadores de efluentes gasosos;
    • analisadores de gases de escape;
    • analisadores de gases inflamáveis;
    • analisadores utilizados nas redes de inspeção de gás doméstico;
    • analisadores usados na área alimentar.

A mole, símbolo mol, é a unidade da quantidade de matéria do SI.

Uma mole contém exatamente 6,022 140 76 × 1023 entidades elementares. Este número é o valor numérico fixado da constante de Avogadro, NA, quando expresso em mol-1 e é designado por “número de Avogadro”.

A quantidade de matéria, símbolo n, de um sistema é uma medição de um número de entidades elementares específicas. Uma entidade elementar pode ser um átomo, uma molécula, um ião, um eletrão, ou outra partícula, ou ainda agrupamentos especificados de partículas.

A rastreabilidade das calibrações / controlo metrológico é feita através da utilização de padrões nacionais e internacionais, garantida através do uso de equipamento rastreado às unidades SI e pela adoção de métodos de preparação e certificação de misturas gasosas, de acordo com as normas internacionais aplicáveis.

O rigor das medições efetuadas e dos valores certificados das misturas gasosas é comprovado através da participação em projetos e em comparações internacionais, e está demonstrado pela aceitação e inclusão na base de dados do BIPM das Capacidades de Medição e Calibração (CMC) e também com a equivalência internacional das medições através do Acordo de Reconhecimento Mútuo (CIPM-MRA), para as misturas gasosas do IPQ.

Documento externo:

Mise en pratique for the definition of the mole in the SI

Consulte aqui os serviços de calibração disponíveis no Laboratório de Analisadores de Gases.

Florbela Dias

E-mail: florbelad@ipq.pt

Cristina Palma

E-mail: cpalma@ipq.pt