A rastreabilidade em aceleração é obtida diretamente através de uma realização experimental proporcionada por tecnologia de interferometria laser com deteção homodina e tem como unidade base o metro, símbolo m, unidade de comprimento do SI. Define-se tomando o valor numérico fixado da velocidade da luz no vazio, c, igual a 299 792 458 quando expresso em m/s, sendo o segundo definido em função de ΔvCs.
Unidades Derivadas
As unidades derivadas utilizadas neste domínio são:
Aceleração: m · s-2
Velocidade: m · s-1
A implementação de um sistema experimental de calibração absoluta de acelerómetros, por interferometria laser com deteção homodina, assegura a rastreabilidade nacional neste domínio.
Este método baseia-se essencialmente numa excitação sinusoidal e num interferómetro de Michelson, permitindo determinar o valor de aceleração em função do número de máximos ou mínimos de intensidade do sinal ótico.
A sensibilidade de um acelerómetro-padrão é calculada pela razão entre a amplitude do sinal de saída de um amplificador de carga (sinal em tensão) e a amplitude da aceleração.
O método desenvolvido permite determinar o valor da sensibilidade de carga e da sensibilidade de tensão de acelerómetros-padrão na gama entre 20 Hz e 1 kHz, com valores de incerteza expandida inferiores a 1%.
Com o objetivo de alargar o intervalo de medição para valores de frequência de até 2 kHz, está em plena fase de implementação um novo método, que recorre da determinação da diferença de fase entre dois extremos do deslocamento.
Vibrações
Precursor dos condicionamentos vibracionais aplicados a equipamentos eletrónicos em Portugal, tem a capacidade de se ajustar às necessidades da indústria dando resposta a especificações de ensaio de equipamentos, que normalmente não estão disponíveis devido à sua especificidade e exigências.
As condições técnicas existentes permitem cobrir a maioria das exigências definidas nas mais usuais Normas Internacionais que regulam esta matéria (CEI 68 e MIL-STD810), realização de estudos e determinações de características de equipamentos, estando apetrechado com capacidades para realizar simulações de condições adversas de funcionamento ou transporte.