BALANÇA DA CASA DA ÍNDIA

Ao entrar no Museu de Metrologia, deparamo-nos com uma sala retangular, ao centro do qual há um vão, no qual é visível a maior peça existente no espólio do Museu: a balança da Casa da Índia.

A balança está pendurada no teto do piso do Museu e a sua altura ocupa, precisamente, dois pisos, pois os pratos, de forma quadrada, estão assentes no chão do piso inferior, sendo possível observar todo o conjunto a partir de qualquer um dos quatro lados do vão retangular, ou do piso onde está assente.

Esta balança foi construída em 1803 para substituir a anterior, que se terá perdido no contexto do terramoto e maremoto de 1 de novembro de 1755.

É uma balança de braços iguais, sendo os pratos quadrados, os quais estão presos por correntes de metal que partem dos dois braços.

Nos braços da balança, dos dois lados, estão gravadas as inscrições: “REAL CAZA DA INDIA” e “MATHEUS ANTONIO OFES EM LISBOA 1803.

Apenas as correntes não são originais, tendo sido incorporadas no restauro que sofreu antes de ter sido apresentada ao público na grande Exposição Nacional de Metrologia, organizada por iniciativa do Instituto Português da Qualidade, que inaugurou, em 1990, o Museu de Ciência da Universidade de Lisboa (situado no edifício da antiga Escola Politécnica).