DOCUMENTOS DE APOIO A AUDITORIA

Documentos de apoio à interpretação e implementação da ISO 9001 no âmbito de Auditoria

O Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 (ISO 9001 Auditing Practices Group) é um grupo informal de peritos, auditores e profissionais provenientes do “ISO Technical Committee 176 Quality Management and Quality Assurance (ISO/TC 176)” e do “International Accreditation Forum (IAF)”.

Este Grupo elabora documentos sobre práticas de auditorias a Sistemas de Gestão da Qualidade tendo por referência os requisitos da ISO 9001, providenciando exemplos, ideias e explicações que refletem a abordagem por processos em auditoria, essencial para auditar as organizações segundo a ISO 9001.

Estes documentos não têm um caráter definitivo, refletem um conjunto distinto de perspetivas e práticas de auditoria, podendo apresentar inconsistências. Como tal, não devem ser considerados como constituindo requisitos ou critérios a ser seguidos por todos os auditores.

Nesta página disponibilizamos os documentos em língua portuguesa que foram traduzidos pela Comissão Técnica de Normalização CT 80 “Gestão da qualidade e garantia da qualidade”, cuja coordenação é assegurada pelo Organismo de Normalização Setorial, Associação Portuguesa para a Qualidade (ONS/APQ), sob a égide do IPQ, Instituto Português da Qualidade, o Organismo de Normalização Nacional Membro da ISO.

Os documentos em língua inglesa estão disponíveis para consulta na página do ISO 9001 Auditing Practices Group, através deste weblink.

O grupo de práticas de auditoria (APG) e a CT 80 acolhem de bom grado feedback sobre estes documentos ou a colocação de outras questões práticas. Para tal pode ser enviado um mail para normalizacao@apq.pt.

DOCUMENTOS ISO

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Âmbito e aplicabilidade.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Auditoria Interna.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Competência.

Grupo de práticas de auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Comunicação com o Cliente.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Comunicação interna.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Conhecimento organizacional.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Contexto.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Exigências estatutárias e regulamentares.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Fornecedores externos.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Gestão de topo.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Imparcialidade.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Melhoria.

Grupo de práticas de auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Organizações de Serviços.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Pensamento baseado no risco.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Política, objetivos e revisão pela gestão.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Processo de design e desenvolvimento.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Processos.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Rastreabilidade da medição.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Reclamações de clientes.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Recolha de evidências.

Grupo de práticas de auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Recursos.

Grupo de práticas de auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Recursos de monitorização e medição.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Retorno de informação do cliente.

Grupo de Práticas de Auditoria ISO 9001 Linhas de orientação em: Acrescentar valor.