O Instituto Português da Qualidade (IPQ) anuncia a publicação da NP 4593, uma nova norma dedicada à Inventariação de Amianto e Materiais Contendo Amianto (MCA). O documento resulta do trabalho especializado da Comissão Técnica CT 214 – «Amianto», criada em 2019 com o objetivo de desenvolver documentos normativos que promovam práticas seguras e eficientes na gestão de materiais contendo amianto em Portugal.

amianto

Sob a coordenação do IPQ, a CT 214 tem trabalhado intensamente na definição de metodologias para:

  • Inventariação e diagnóstico de materiais contendo amianto.
  • Avaliação de riscos associados.
  • Remoção, descontaminação e gestão de resíduos.
  • Avaliação da exposição ao amianto e sua mitigação.
  • Formação e qualificação de trabalhadores especializados.

Para além da NP 4593, a CT 214 está já a desenvolver novas normas, incluindo áreas cruciais como a remoção e gestão de resíduos, amostragem de ar e a capacitação de profissionais, com o objetivo de uniformizar as práticas no sector e reforçar a segurança e a saúde ocupacional.

Destaque Nacional

A relevância da NP 4593 foi destacada esta segunda-feira, 16 de dezembro, no programa Bom Dia Portugal, da RTP, onde a Eng.ª Carmen Lima, vogal da CT 214, explicou os principais objetivos e benefícios desta norma. A intervenção pode ser vista aqui (a partir do minuto 7:11).

A implementação da NP 4593 representa um passo importante no esforço nacional para lidar com os desafios do amianto, promovendo uma gestão mais eficaz e segura em edifícios, instalações e equipamentos que contenham este material.

Para mais informações sobre a NP 4593:2024, que se encontra com um preço especial (30 % de desconto) até 17 de março de 2025, consulte o site do IPQ.

Juntos pela segurança, qualidade e sustentabilidade.

2024-12-21