O Instituto Português da Qualidade (IPQ) esteve representado pela Vogal do Conselho Diretivo, Maria João Graça, na sessão de apresentação do “Plano Nacional de Saúde 2030” (PNS 2030), uma parceria entre a Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Unidade de Saúde Pública da ULS Almada-Seixal (ULSAS), que decorreu no dia 19 de novembro, no Auditório Ricardo Fernandes do IPQ, e que reuniu cerca de 120 participantes.

No seu discurso de abertura, Maria João Graça sublinhou que “apesar de estar formalmente ligado o Ministério da Economia, o IPQ tem uma presença significativa no setor da Saúde, com contribuições fundamentais para a segurança, inovação e conformidade técnica, tanto a nível nacional como internacional”.

No âmbito da atividade da Normalização, o IPQ coordena duas Comissões Técnicas especializadas:

Estas comissões elaboram normas técnicas em estreita colaboração com parceiros nacionais e internacionais, promovendo a harmonização com regulamentos e diretivas europeias. Este trabalho é essencial para assegurar que equipamentos, sistemas e dispositivos médicos cumpram os mais elevados padrões de segurança e eficácia, contribuindo para a modernização do ecossistema da Saúde.

Maria João Graça, destacou ainda um conjunto de projetos nas vertentes da Metrologia Científica, Aplicada e Legal que o IPQ lidera ou colabora, identificando nove projetos de investigação e desenvolvimento, em parceria com Instituições Nacionais de Metrologia, com a academia e com centros de investigação.

Entre os projetos destacados, na vertente Metrologia Científica, incluem-se:

  1. Padrões para Microfluídica | Establishing Metrology Standards in Microfluidic Devices
    Objetivo: desenvolvimento de normas globais para dispositivos organ-on-chip, que replicam órgãos humanos em laboratório, permitindo avanços terapêuticos e redução do uso de modelos animais.
  2. Estrutura para IA na Deteção de Doenças | Developing a metrological framework for assessment of image based artificial intelligence systems for disease detection
    Objetivo: criação de padrões metrológicos para ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas à deteção de doenças, com foco em rastreios mamários, promovendo rastreabilidade, transparência e imparcialidade.
  3. Quantificação de Incertezas em Machine Learning | Uncertainty quantification for machine learning models applied to photoplethysmography signals
    Objetivo: desenvolvimento de guias de boas práticas para medir a precisão e evitar vieses em modelos de IA aplicados a sinais fisiológicos. Em particular, o projeto vai investigar o desempenho, a exatidão e a fiabilidade dos modelos de machine learning quando aplicados a dados de indivíduos com antecedentes fisiológicos diversos, tais como diferentes tons de pele, sexo ou idade, de forma a evitar preconceitos e discriminação dos modelos aplicados.
  4. Rastreabilidade para Dispositivos Médicos Óticos | Establishing European traceability for medical measuring devices through optical absorbance liquid filters
    Objetivo: garantia de calibração de equipamentos que utilizam absorção ótica, aumentando a precisão das medições clínicas e os resultados para os pacientes.

No campo da Metrologia Legal, o IPQ assegura a rastreabilidade e o controlo metrológico de instrumentos de medição críticos, como esfigmomanómetros, audiómetros, termómetros clínicos e tonómetros. Recentemente, foram publicadas portarias regulamentares específicas que reforçam o controlo técnico destes dispositivos, essenciais para diagnósticos e tratamentos. Duas Portarias já implementados, há alguns anos, referentes aos instrumentos de medição de Radiações Ionizantes e de Registadores de Temperatura, e quatro novas Portarias, aplicáveis aos domínios dos Audiómetros, Esfigmomanómetros, Termómetros Clínicos e Tonómetros, e que serão implementadas em breve.

“A atuação do IPQ na área da Saúde reflete a sua preocupação em garantir medições rigorosas, dispositivos confiáveis e conformidade técnica, essenciais para salvar vidas. Ao aliar a inovação à segurança, o IPQ contribui para um setor da Saúde mais eficiente e sustentável, reforçando o seu papel enquanto referência nacional e internacional nos domínios da Qualidade, Normalização e Metrologia”, concluiu Maria João Graça.

Para mais informações, aceda à página sobre regulamentos.

 

2024-11-21