A APNCF – Associação Portuguesa para a Normalização e Certificação Ferroviária – realizou, nos dias 4 a 7 de novembro, uma série de encontros de relevância nacional e internacional para a normalização e certificação ferroviária. O XII Seminário sobre Normalização e Certificação Ferroviária e as reuniões do Comité Técnico ISO/TC 269Railway applications trouxeram à discussão temas essenciais para o futuro do setor ferroviário a nível global.

APNCF Normalização

No passado dia 4 de novembro, a APNCF organizou o XII Seminário sobre Normalização e Certificação Ferroviária, que ocorreu por videoconferência e reuniu intervenientes do setor ferroviário mundial. O evento contou com a participação de representantes de entidades nacionais e internacionais, como a Plataforma Ferroviária Portuguesa (PFP), o Centro de Competências Ferroviário (CCF), o Instituto da Qualidade Ferroviária do Brasil (IQF), o Railway Technical Research Institute do Japão (RTRI) e o Rail Safety and Standards Board do Reino Unido (RSSB).

Ainda no dia 4, foi realizada uma reunião presencial entre a APNCF e o RTRI, com o objetivo de promover a troca de informações e reforçar a colaboração entre as duas instituições.

Entre os dias 5 e 7 de novembro, a APNCF acolheu duas reuniões de grande importância no âmbito da ISO – International Organization for Standardization: a reunião do grupo de aconselhamento do Presidente do Comité Técnico ISO/TC 269/CAG “Chairman Advisory Group” e o encontro do grupo ISO/TC 269/AG 7 “Migration Strategy”, responsável pela definição de estratégias para a migração de normas europeias para o contexto internacional no domínio ferroviário.

Portugal tem vindo a destacar-se no cenário europeu e internacional da normalização ferroviária, ao assumir desde 2016 a presidência do Subcomité ISO/TC 269/SC 1 “Infrastructure“, e mantendo, desde 2001 e 2004, a presidência e secretariado do Subcomité CEN/TC 256/SC 1 “Infrastructure” do Comité Técnico CEN/TC 256 “Railway applications“. Este estatuto confere ao país um papel de liderança na harmonização e desenvolvimento de normas de infraestruturas ferroviárias a nível europeu e internacional.

Os eventos contaram com a colaboração do Instituto Português da Qualidade (IPQ), tendo as reuniões ocorrido na sede do IPQ, no Monte de Caparica, Almada. Esta colaboração reforça o compromisso de Portugal com a segurança e a inovação no setor ferroviário, promovendo práticas e normas de excelência no âmbito da normalização e certificação deste setor.

 

2024-11-15