A EURAMET – The European Association of National Metrology Institutes publicou recentemente um estudo de caso sobre o impacto do projeto MeDD II – Metrology for Drug Delivery, integrado no EMPIR (European Metrology Programme for Innovation and Research), que decorreu entre 2019 e 2022, com coordenação do IPQ.
O projeto MeDD II focou-se no desenvolvimento de novos métodos de medição de microcaudal pelo Laboratório de Volume e Caudal (LVC) do IPQ, que resultaram na criação de serviços de calibração inovadores. Estas novas Capacidades de Medição e de Calibração (CMC), já publicadas na base de dados do Bureau International des Poids et Mesures (BIPM), aplicam-se a seringas de perfusão e instrumentos analisadores de caudal (IDA).
Estes avanços respondem a necessidades de entidades de saúde e industriais, tanto em Portugal quanto a nível internacional. A Overmed, organismo de inspeção acreditado na Sérvia, solicita anualmente ao LVC do IPQ a calibração dos seus IDA, assegurando assim medições rastreáveis ao Sistema Internacional de Unidades (SI) e garantindo maior segurança na administração de medicamentos em terapias de infusão.
Para mais informações, o estudo de caso pode ser consultado no site da EURAMET.
2024-10-30