O Instituto Português da Qualidade (IPQ) lançou, no dia 16 de setembro, a campanha “Rigor, Confiança, Qualidade – Nós asseguramos”, com o objetivo de sensibilizar os cidadãos, agentes económicos e a sociedade em geral para a relevância da metrologia no nosso quotidiano. A iniciativa sublinha como medições precisas e fiáveis são essenciais para a proteção dos consumidores, para a inovação tecnológica, para a competitividade empresarial e para o desenvolvimento económico de Portugal.

Ao longo dos próximos dias, em parceria com as entidades qualificadas para o controlo metrológico legal, destacaremos instrumentos de medição usados no dia a dia, sujeitos a rigorosos processos de avaliação com o intuito de assegurar a exatidão das medições, dentro dos limites legalmente estabelecidos.

No primeiro destaque da campanha, o foco vai para balanças, básculas e produtos pré-embalados. Atualmente, existem 83 entidades qualificadas para o controlo metrológico de balanças, 8 para básculas e 6 para pré-embalados, garantindo assim uma ampla cobertura desta atividade em todo o território nacional.

A lista atualizada das entidades qualificadas encontra-se disponível no site oficial do IPQ, em Entidades Qualificadas – IPQ

Balança com selo IPQ: Instrumento aprovado
Básculas em ação, garantindo a pesagem exata e a eficiência no processo
Pesagem garantida para corresponder ao valor indicado na embalagem