O Laboratório de Volume e Caudal do Instituto Português da Qualidade (IPQ), em colaboração com o Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB), o Instituto Nacional de Metrologia da Alemanha, está a realizar uma formação em Metrologia de Volume no Instituto Nacional de Metrologia da Moldávia (INM). Esta missão decorre entre os dias 17 e 21 de junho.

Durante esta formação, serão abordados vários aspetos técnicos da medição de volumes, com o objetivo de aprimorar as competências dos profissionais presentes. Além da formação, está também programada uma revisão por pares (peer review) ao laboratório de volume do INM da Moldávia. Esta revisão tem como propósito avaliar a conformidade e a qualidade dos procedimentos metrológicos do laboratório, bem como o cumprimento dos padrões internacionais.

A colaboração entre as instituições internacionais de metrologia sublinha a importância da cooperação global nesta área, contribuindo para a melhoria contínua e a harmonização das práticas de medição a nível mundial.

(18.06.2024)