Realizou-se, no dia 5 de junho, o Encontro “Prevenção e Controlo de Legionella nos Sistemas de Água”, uma iniciativa que reuniu mais de 200 participantes, em formato híbrido. A participação presencial decorreu no Salão Nobre do Município de Albufeira, uma região onde se encontram localizadas unidades hoteleiras, termais, espaços comerciais, hospitais, piscinas, entre outros estabelecimentos que, pelo seu contexto de atuação, devem ter um programa de controlo efetivo do crescimento da Legionella para que o risco da doença seja minimizado.

O evento reuniu profissionais de ambiente e saúde pública, autarcas, técnicos de administração pública central e regional, técnicos de entidades municipais, entidades e empresas ligadas ao uso da água, docentes, investigadores e estudantes, em torno do tema “A Legionella”, uma bactéria comum que pode ser encontrada, em número reduzido, em ecossistemas aquáticos como rios, lagos ou reservatórios. Quando inalada pelo Homem pode causar a chamada doença do legionário, uma forma pouco comum de pneumonia, que pode ter graves consequências em termos de Saúde Pública. As áreas de maior risco de infeção são aquelas onde se podem formar os aerossóis, como chuveiros e torneiras, termas, fontes, repuxos, banhos turcos e saunas, humidificadores, sistemas de ar condicionado e refrigerado (torres de refrigeração e condensadores de vapor), mesmo se situados em telhados ou no solo.

Tão importante como o debate e a troca de conhecimentos entre especialistas, este Workshop pretendeu alertar as Entidades públicas e privadas para a problemática da Legionella, procurando dar continuidade ao debate iniciado anteriormente em encontros similares realizados em Estremoz, Luso, Albufeira, Coimbra, Lisboa, Porto e Almada.

(06.06.2024)

Apresentações