O tema de 2024 – Medimos hoje para um amanhã sustentável, pretende sensibilizar e alertar a sociedade para a relevância e a importância da medição na promoção de uma economia e um ambiente globais sustentáveis, considerando, por exemplo, a medição da utilização de energia, incluindo as renováveis, nas indústrias, nos edifícios e nos transportes, bem como a gestão de recursos na agricultura, a identificação de fontes de poluição e a definição de metas para a proteção ambiental.  

O Dia Mundial da Metrologia, é um evento anual durante o qual mais de 80 países celebram o impacto das medições no quotidiano das nossas vidas e é organizado e celebrado conjuntamente pelo Bureau Internacional de Pesos e medidas (BIPM) e pela Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), com a participação das Instituições Nacionais de Metrologia, como é o caso do Instituto Português da Qualidade – IPQ.  

Esta Celebração reconhece e comemora a contribuição de todos os que trabalham em organizações e institutos intergovernamentais e nacionais de metrologia, que promovem permanentemente o desenvolvimento da ciência da medição, implementando e validando novas técnicas de medição, garantindo e assegurando a sua comparabilidade e a rastreabilidade dos resultados a nível mundial. 

Este Dia Internacional da UNESCO marca um novo capítulo na promoção do Dia Mundial da Metrologia, proporciona novas oportunidades para promover a Metrologia que está plenamente alinhada com a missão da UNESCO de construir um mundo melhor através da ciência e da educação. 

A Metrologia é, neste contexto, o suporte para a tomada de decisões, baseada em dados, e para o desenvolvimento de políticas em sustentabilidade. Ao garantir medições exatas, rastreadas e fiáveis, permite a escolha informada por parte das organizações, dos governos e dos indivíduos, contribuindo assim para um futuro mais sustentável. 

Neste domínio, são inúmeras as oportunidades de medição que contribuem para uma economia e meio ambiente globalmente mais sustentáveis, nomeadamente, a monitorização dos parâmetros ambientais, a medição da utilização de energia nas indústrias, nos edifícios e nos transportes, a gestão de recursos na agricultura, a identificação e utilização de energias renováveis, bem como a definição de metas para a proteção ambiental. Estas medições incluem os desafios emergentes de Big Data, proporcionados, por exemplo, pelas redes de sensores de baixo custo, que integram conceitos como a IoT, e que obrigam a um tratamento de dados inovador, baseado em ferramentas de Inteligência Artificial, como Machine Learning, cuja integração na Metrologia é matéria de investigação em curso. 

Medições rigorosas das emissões associadas a meios de transporte, bem como do consumo de combustível são vitais para a conformidade regulamentar e para a conceção de opções sustentáveis e permite uma melhor avaliação do impacto das atividades humanas e o desenvolvimento de estratégias que promovam o equilíbrio ecológico. A avaliação e a gestão dos processos de fabrico e dos fluxos de resíduos, facilitadas por medições exatas, contribuem para uma melhor gestão ambiental. Em todo o mundo, os Laboratórios Nacionais de Metrologia contribuem assim para o desenvolvimento da ciência da medição, desenvolvendo e validando novas técnicas de medição com o necessário nível de exatidão.  

O tema do Dia Mundial da Metrologia 2024 sublinha o papel fundamental que a metrologia desempenha em todos estes casos e alerta para a nossa responsabilidade coletiva de salvaguardar o nosso planeta.  

Em Portugal, o IPQ, enquanto Instituição Nacional de Metrologia, assegura a confiança das medições, garante a sua exatidão e rastreabilidade, proporcionando uma base sólida para o progresso económico e a sustentabilidade ambiental, ajudando-nos a preparar para os desafios de amanhã. 

No âmbito da metrologia científica e aplicada são inúmeras as atividades em que o IPQ está envolvido no âmbito da promoção da sustentabilidade ambiental, nomeadamente nas redes europeias de metrologia Clean Energy, Climate and Ocean Observation, Energy Gases, Polluition Monitoring, bem como em projetos de I&D relacionados com os microplásticos e nanoplásticos, a descarbonização e determinação de características da água do mar. 

O IPQ associou-se à celebração deste Dia através da realização de um conjunto de iniciativas na semana de 20 a 24 de maio, as quais incluem o Dia Aberto IPQ (20 de maio) para a visitas aos Laboratórios e ao Museu de Metrologia, a realização de Videocasts, de Aulas Abertas em instituições de ensino superior, a Assinatura de 2 Protocolos, com uma instituição de ensino superior (IPCA) e uma instituição de ciência e de inovação (INEGI), bem como a realização de Visitas a Empresas e Laboratórios com atividade no âmbito da Metrologia, e que podem ser aqui visualizados.