Realizou-se no dia 7 de fevereiro, no Instituto Português da Qualidade (IPQ), o Workshop sobre Ensaios de Comparação Interlaboratorial (ECI), uma organização conjunta entre o IPQ e a RELACRE – Associação de Laboratórios Acreditados Portugal. O evento teve como objetivo abordar vários aspetos relacionados com a disponibilidade, periodicidade, planeamento, gestão e organização nacional de ECI, reconhecendo-os como instrumentos essenciais para avaliar e demonstrar a competência, desempenho e capacidade de medição dos laboratórios.

O Workshop incluiu intervenções por parte do IPQ e da RELACRE, destacando-se a intervenção do Prof. Maurice Cox, do National Physical Laboratory, do Reino Unido, intitulada Analyzing Key Comparison Data. Seguiu-se uma Mesa Redonda sobre Comparações Interlaboratoriais Nacionais, que proporcionou um espaço de debate e troca de experiências entre representantes da RELACRE, CATIM, LIQ, Normax e LNEC.

Com a participação de cerca de 100 profissionais da comunidade nacional de laboratórios, o evento constituiu uma oportunidade relevante para partilha de ideias, experiências e opiniões, bem como para reforçar o papel crucial dos ECI na monitorização da competência laboratorial, na identificação de anomalias e na promoção de ações de melhoria atempadas. A ampla participação e o envolvimento da comunidade nacional de laboratórios sublinham a relevância do evento para o setor, demonstrando o compromisso coletivo com a excelência nos ECI.