No dia 5 de dezembro, decorreu no Instituto Português da Qualidade – IPQ a 7ª reunião do Fórum da Qualidade, que reúne representantes de entidades dos setores identificados como relevantes na definição da estratégia para o desenvolvimento da qualidade. Participaram individualidades de reconhecido mérito nas áreas em questão, bem como presidentes das Comissões Setoriais do Sistema Português da Qualidade e órgãos diretivos do IPQ.

O foco central da reunião foi a Agenda Estratégica para a Qualidade 2030, com destaque para a apresentação do plano de ações prioritárias e a estratégia de operacionalização.

O objetivo é implementar um conjunto de iniciativas, incluindo a promoção da qualidade junto das micro, pequenas e médias empresas e do empreendedorismo; qualidade nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), com ênfase na promoção de normas e certificação, formação e sensibilização, inovação e investigação, benchmarking de melhores práticas a nível nacional e internacional, além de ferramentas e metodologias para a gestão da qualidade nesta área. Também se abordou a qualidade na saúde, especialmente no que diz respeito à harmonização e integração de conceitos, transição digital e capacitação de recursos, desenvolvimento de indicadores de desempenho no âmbito da governação clínica e a prática clínica baseada na evidência das medições.

No setor da educação e formação, destaca-se a intenção de integrar os conceitos e benefícios da qualidade nos vários níveis de ensino, Administração Pública e setor empresarial. Foi anunciada a criação da Academia Q do IPQ e da Comunidade Virtual, que visam atender às necessidades de formação e capacitação no âmbito do Sistema Português da Qualidade. A qualidade no setor da água também foi abordada, com a Comissão Setorial para a Água identificando ações em desenvolvimento nessa área.

Houve ainda espaço para abordar a criação das Infraestruturas Europeia e Internacional para a Qualidade, no âmbito do ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestruturas.

Galeria de fotos da 7.a Reunião do Fórum da Qualidade