AcademiaQ
BEM-VINDO À ACADEMIA Q!

A Academia Q é uma iniciativa do Instituto Português da Qualidade, que visa concretizar o Eixo Educação, Sensibilização e Formação da Agenda Estratégica para a Qualidade 2030.

Acreditamos que através da promoção de uma cultura da Qualidade, podemos focar e impulsionar a criatividade, a competitividade e a excelência do tecido socioeconómico nacional para criar valor, confiança e ambição para assumir uma posição de destaque num mundo cada vez mais globalizado.

A nossa missão é clara: criar, ministrar e promover ações de formação e sensibilização nos domínios da normalização, metrologia e qualificação, enquanto entidade responsável pelo Sistema Português da Qualidade (SPQ).

Os valores essenciais que pautam a nossa dinâmica são a Inovação, a Partilha, a Integridade e a Inclusão.

A Academia Q pretende:
  • Disponibilizar uma oferta formativa alargada, baseada nos três pilares do Sistema Português da Qualidade, designadamente, no âmbito normalização, metrologia e da qualificação;
  • Certificar Técnicos Experimentadores Metrologistas;
  • Conceber e desenvolver formação no âmbito dos diversos domínios da qualidade, à medida, e sobretudo, em matérias em que se tenha identificado um gap formativo, ou de oferta formativa do mercado;
  • Destacar o papel do IPQ e da sua rede de parceiros, como entidades agregadoras e promotoras da oferta formativa no âmbito do Sistema Português da Qualidade.

O IPQ integra a rede de entidades formadoras do Sistema Nacional de Qualificações prevista no artigo 16.º do Decreto-Lei n.º 396/2007, de 31 de dezembro.

Decorrendo o desenvolvimento das atividades formativas do disposto na Lei Orgânica do IPQ (Artigo 3º, alínea g, do Decreto-Lei n.º 71/2012, de 21 de março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 80/2014, de 15 de maio, o IPQ não necessita de reconhecer a certificação formal junto da DGERT, embora o possa fazer (art.º 4.º, Portaria n.º 851/2010, de 6 de setembro), encontrando-se sujeito ao cumprimento dos requisitos do referencial de certificação e da legislação associada.

Num contexto de globalização, a produção e a disseminação do conhecimento sobre Qualidade e a disponibilização de infraestruturas e metodologias ancoradas nos subsistemas da Normalização, da Metrologia e da Qualificação continuam a revelar-se uma vantagem competitiva.

Através da Qualidade, pretendemos ser um catalisador de políticas facilitadoras da afirmação da especificidade e da competitividade dos nossos stakeholders, que para além do seu desempenho nacional pretendem, cada vez mais, marcar a diferença a nível internacional, nomeadamente em geografias com economias emergentes.

O nosso compromisso, sustentado na participação inclusiva de todas as partes interessadas no ecossistema da Qualidade, reitera o desenvolvimento do Sistema Português da Qualidade, suportado pela infraestrutura da Qualidade.

A Qualidade é um objetivo coletivo que concorre para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Alcançar metas tão exigentes como as dos ODS, implica Conhecimento e trabalho coletivo.

Assumimos a nossa parte, também, através desta Academia, com a partilha de Conhecimento que pretendemos desenvolver. Junte-se a nós nesta jornada em prol da Qualidade e do sucesso de Portugal.

Consulte a oferta formativa.

Aceda ao Moodle da Academia Q
Parceiros

APEE – Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) é uma associação reconhecida pelo IPQ como Organismo de Normalização Setorial (ONS) e coordena a elaboração de normas nos domínios da Ética, da Responsabilidade Social e da Sustentabilidade. O ONS-APEE encontra-se organizado em Comissões Técnicas (CT) e Subcomissões (SC).

A sua intervenção no âmbito da formação centra-se nas áreas dinamizadas em sede da sua atuação como ONS.

O CEDINTEC é uma associação de direito privado sem fins lucrativos e de utilidade pública, criada em 1982, pelo INETI e IAPMEI, com participação de diversas associações empresariais.

O CEDINTEC tem por missão contribuir para a promoção do reforço da competitividade das atividades empresariais, com prioridade para as PME, em particular pela valorização da inovação e do desenvolvimento tecnológico, num quadro de cooperação estratégica dos seus associados, entre as missões próprias dos organismos que atuam sob tutela do ministério com a responsabilidade da economia e o papel desempenhado pelas estruturas associativas empresariais. É no âmbito da sua missão que tem a parceria formativa com o IPQ.